Foi lançado o livro “Reciclagem de A a Z – Circularidade de recursos para um futuro sustentável”. O conteúdo da obra foi organizado por Marcelo Souza, químico e engenheiro de produção mecânica, e também especialista em economia circular. O livro é resultado da contribuição de 29 autores.
A publicação possui 434 páginas e tem 18 capítulos nos quais são abordados temas relacionados à economia circular e aos conceitos de sustentabilidade, incluindo a reciclagem de plásticos, tais como o polietileno (PE), poli(tereftalato de etileno) (PET), poliestireno expandido (EPS), polipropileno (PP), poliestireno (PS), poliuretano (PU) e acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS), além de diferentes tipos de materiais.
No capítulo 1, intitulado “Economia circular, um novo caminho”, Marcelo Souza faz considerações sobre os impactos das revoluções industriais que ocorreram nos últimos séculos, assim como sobre a mais recente delas, a 4a revolução industrial. Ele aborda como esses fatores influenciaram e continuam a impactar o comportamento humano no que se refere ao consumo de produtos, abrangendo também as mudanças climáticas e temas ligados ao reaproveitamento de resíduos, legislação ambiental no Brasil e à preservação do meio ambiente, entre outros.
O papel da logística reversa na ampliação da reciclagem e da economia circular no País é o tema principal do capítulo 2, ao passo que o capítulo 3 tem como título “O papel dos catadores na reciclagem”. Nesses dois capítulos, o leitor vai encontrar informações sobre a história da logística reversa no Brasil, o mercado informal de reciclagem, indicadores produtivos de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis, além de reflexões a respeito dos desafios do setor de reciclagem.
Nos capítulos 7 e 8, intitulados, respectivamente, “Reciclagem de plásticos” e “Reciclagem de isopor”, o conteúdo é distribuído em temas que vão desde as tendências de comportamento do consumidor de plásticos, passando pelas motivações do setor de reciclagem e a evolução histórica da reciclagem do plástico, até características do poliestireno expandido (EPS) e considerações que envolvem a versatilidade desse material no que se refere ao seu reaproveitamento.
Do capítulo 9 ao 17, a abordagem se concentra em tópicos referentes à reciclagem de materiais provenientes de baterias, pneus e lâmpadas, incluindo também materiais usados na construção civil, além de outros setores. A compostagem é o assunto principal do capítulo 18. Os tipos de compostagem e de materiais aplicados nesses processos, bem como os benefícios proporcionados, são alguns dos temas abordados nesta parte.
O lançamento do livro Reciclagem de A a Z foi realizado na última edição da Waste Expo Brasil, evento sobre reciclagem e gestão de resíduos sólidos, entre outros tópicos, realizado em outubro último na capital paulista.
A obra possui formato físico e é comercializada pelo preço sugerido de R$ 94,90, conforme informações disponíveis no link: https://clubedeautores.com.br/livro/reciclagem-de-a-a-z.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
__________________________________________________________________________________
Imagens: Divulgação.
Leia também:
Ciência dos polímeros em versão estendida
Combatendo a desinformação sobre os materiais plásticos
Bioplásticos sem mistério. Livro detalha aspectos da produção e do uso dos materiais.
#ReciclagemAaZ #PlásticoIndustrial #Livros
Mais Notícias CCM
A quarta edição do livro “Ciência dos polímeros”, uma referência na literatura técnica sobre o assunto, inclui exercícios ao final de cada capítulo.
29/10/2024
Obra traz análises sobre a atual estrutura da indústria de veículos em âmbito global e aborda os impactos causados pelas mudanças geográficas que envolvem o setor.
15/10/2024
Guia lista aspectos a serem considerados na aquisição de sistemas CAD/CAM, uma escolha decisiva para a produtividade de máquinas operatrizes.
01/10/2024