A alemã Laserline, que tem unidades brasileira em São Bernardo do Campo (SP), está lançando esta semana, na feira Formnext, que acontece em Frankfurt de 19 a 22 de novembro, um sistema a laser de diodo azul com potência de 6kW.
Dentre as vantagens do uso do laser azul estão a maior eficiência na absorção de energia, tendo em vista seu menor comprimento de onda, que é absorvido mais eficientemente por metais e materiais reflexivos como cobre e alumínio. Isso permite cortes e soldagens mais rápidos e com menor consumo de energia. Também devido ao menor comprimento de onda, os lasers azuis proporcionam um ponto de focal menor e mais preciso, além de reduzir os riscos de danos térmicos, por haver menor geração de calor no ambiente de processamento.
O novo recurso vai permitir o uso de cobre como insumo na manufatura aditiva (impressão 3D). Seu comprimento de onda de 445 nm é absorvido por ligas de cobre de forma cinco vezes mais eficiente do que a radiação infravermelha normalmente utilizada em sistemas de manufatura aditiva de metais. De acordo com um comunicado de imprensa da Laserline, isso contribui para criar poças de fusão extremamente livres da formação de poros (foto).
O aumento da potência para 6 kW permitiu alcançar velocidades de processo mais altas, aumentando o leque de aplicações e abrindo novas possibilidades para processos mais eficientes e com redução da emissão de CO2, também na execução de revestimentos.
A empresa anunciou ainda que está expandindo seu portfólio de lasers de diodo industriais com qualidades de feixe particularmente altas, adquirindo a participação majoritária na WBC Photonics, especialista em laser dos EUA.
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: Laserline
Leia também:
Mais Notícias CCM
O projeto VibroDraw estuda a aplicação de ultrassom nos processos de estampagem profunda como meio para reduzir o atrito e obter benefícios como economia de energia e menor desgaste do ferramental.
31/03/2025
A alemã Zeltwanger criou um sistema de lubrificação autônomo para chapas usadas na fabricação de aletas para trocadores de calor. A empresa fabrica esse tipo de máquina e desenvolveu o sistema para estender a vida útil dos rolos de conformação.
19/03/2025
Desenvolvedora de software e empresa global de automação se unem em prol da adoção de sistemas robóticos e tecnologias digitais por parte das indústrias.
28/02/2025