O centro de pesquisas alemão ISE - Instituto Fraunhofer de Sistemas de Energia Solar inaugurou um laboratório, na região industrial de Haid, em Freiburg, na Alemanha, para realizar pesquisas sobre materiais e células de bateria inovadoras.
Em área de mais de 3700 metros quadrados, e financiado com recursos do Ministério Federal de Educação e Pesquisa (BMBF) e pelo Ministério de Assuntos Econômicos, Trabalho e Turismo de Baden-Württemberg, em um total de 18 milhões de euros, o laboratório visa criar soluções otimizadas para sistemas de bateria de forma integrada com outras aplicações e realizar testes de garantia de qualidade. A ideia é atender demandas de fabricantes de materiais, baterias e equipamentos, além de integradores e operadores de mobilidade elétrica ou sistemas de armazenamento estacionário. O instituto também vai cooperar com pesquisas industriais que envolvam reciclagem e baterias de segunda vida.
A própria construção do laboratório também servirá como fonte de pesquisa, já que por meio de um financiamento extra de 3 milhões de euros o prédio se tornou alimentado por energia gerada por usina fotovoltaica de 850 kW, instalada no telhado, acoplada a sistema modular de armazenamento de baterias híbridas com capacidade de 836 kWh.
Com a geração própria, o laboratório vai testar em condições reais as soluções baseadas em baterias para uso comercial e industrial, além de novas estratégias operacionais como gerenciamento inteligente de carga. Também faz parte da instalação uma estação de carregamento rápido com armazenamento em buffer que testará o uso de baterias de segunda vida para uso em aplicações de alto desempenho.
Mais Notícias FOTOVOLT
Previsão da Absolar inclui R$ 39,4 bilhões em novos investimentos e 396,5 mil novos empregos.
13/12/2024
O Parque Solar Barro Alto terá sete usinas e atenderá 66% da demanda da siderúrgica no Brasil por autoprodução.
12/12/2024
Com decisão do TRF1, compensação financeira agora abrangerá todos os motivos para restrições alegados pelo ONS.
12/12/2024