Variações elevadas de pressão podem causar o rompimento de tubulações, aumentando vazamentos e comprometendo todo o sistema de distribuição de água. As VRPs – válvulas redutoras de pressão ajudam a reduzir as perdas e o elevado consumo, seja numa rede pública ou numa edificação. Veja neste guia quem fornece VRPs no Brasil e detalhes dos produtos, como materiais (aço, bronze, ferro fundido e plástico), faixas de pressão, tipo de engrenagem e atuador.
Além do risco de desabastecimento de água e da falta de investimentos no sistema para aumentar a oferta, um desafio é o elevado índice de perdas, da ordem de 40% segundo o Instituto Trata Brasil. Vazamentos no caminho entre a estação de tratamento e o ponto de consumo são comuns – e as pressões elevadas na rede em horários de baixa demanda estão entre as causas de rompimentos das tubulações.
A instalação de VRPs – válvulas redutoras de pressão em pontos críticos das redes de distribuição pode ajudar a resolver o problema. Os diversos projetos implantados pelas empresas de água comprovam a relação linear entre a pressão e a vazão dos vazamentos: se a pressão for reduzida em 20%, as perdas por vazamentos caem 20%. Além do saneamento, o controle de pressão em sistemas prediais também é um mercado importante. Seja em um sistema de reservação por gravidade ou pressurização direta da edifi cação, as VRPs garantem a eficiência do abastecimento nos pontos de consumo. Edifícios cada vez mais altos aumentam o desafio, ao expor os sistemas de água a pressões hidráulicas elevadíssimas, que podem gerar vibração, resultando em ruído, golpe de aríete e rompimentos de componentes, com riscos aos usuários e prejuízos ao empreendimento.
O guia a seguir mostra quem são os fornecedores de VRPs e características como:
Materiais: aço-carbono, aço inox, bronze, ferro fundido, latão e plástico Diâmetros Pressão de entrada Pressão de saída Tipo de comando: pilotada ou ação direta Engrenagem: manual, elétrico, hidráulico e pneumático Atuador (reto ou inclinado) Câmara (simples ou dupla)
As tabelas trazem ainda telefone e e-mail de atendimento ao cliente das empresas participantes do levantamento.