O projeto da Rio+Saneamento para ampliar a capacidade do sistema de abastecimento de Rio das Ostras, RJ, ganhará, em breve, um importante reforço com o término das obras de uma nova estação de bombeamento. Conhecida como booster do Baião, a unidade é fundamental para garantir a ampliação da capacidade de transporte de água da captação Ponte do Baião para a ETA - Estação de Tratamento de Água de Rio Dourado. Com o novo equipamento, será possível utilizar toda a capacidade de tratamento da ETA, que corresponde a 600 L/s.

Nos últimos três meses, a captação Ponte do Baião passou por adequações para garantir uma operação mais segura e um sistema de abastecimento robusto, capaz de transportar maior volume de água para a cidade. O destaque dessas ações fica por conta da instalação do novo booster, ou seja, uma bomba de grande porte, com 500 CV, que trabalhará associado às bombas já existentes na captação, impulsionando um maior volume de água para a fase de tratamento. A intervenção será fundamental para garantir o abastecimento regular em localidades mais altas e pontas de rede, proporcionando mais qualidade de vida para a população.

Christian Portugal, superintendente regional de Operações da Rio+Saneamento, garante que esta etapa do projeto vai mudar totalmente o cenário do abastecimento em Rio das Ostras, onde a concessionária investe, desde a assunção das operações, em melhorias do sistema de fornecimento de água. “As adequações realizadas na adutora principal da captação Ponte do Baião foram fundamentais para a instalação do booster, o que garante um aumento na vazão de água para a estação de tratamento e, consequentemente, para a cidade. Realizamos rigorosos testes para que não haja vazamentos nos pontos de conexão, assegurando que o sistema esteja completamente pronto para entrar em operação em fevereiro”.

O funcionamento da nova estação de bombeamento será monitorado em tempo real por meio do COO - Centro de Controle Operacional da Rio+Saneamento, o que garantirá um acompanhamento constante e a manutenção dos padrões de qualidade do abastecimento de água.



Mais Notícias HYDRO



Clientes da Cagece com maior consumo de água passam a contar com telemetria

1500 clientes terão acesso à telemedição de consumo.

05/02/2025


36º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2025 abre as inscrições de trabalhos técnicos

O prazo para envio dos resumos vai até 2 de junho.

05/02/2025


CSA entrega ETA no município de Santana, no Amapá

Investimento do Grupo Equatorial foi de R$ 25 milhões.

05/02/2025