A Usina Sanepar de Bioenergia da Estação de Tratamento de Esgoto Belém - USBio, em São José dos Pinhais, PR, prorroga até 31 de dezembro de 2025 o credenciamento de empresas geradoras ou gerenciadoras de resíduos orgânicos, para que possam dar destino adequado e ambientalmente correto a esses materiais. O edital pode ser acessado no site https://site.sanepar.com.br/page/edital-002-2024, onde constam as informações sobre o processo.
A USBio recebe resíduos como restos de alimentos, de frutas e verduras, resíduos de açougues, de peixes, de cervejarias, materiais vindos de caixas de gordura, sobras orgânicas de processos industriais, entre outros, que são tratados de forma sustentável, junto com o lodo de esgoto. Os contratos de prestação do serviço têm vigência de até 60 meses, a partir da data de assinatura.
“O trabalho da Sanepar na USBio é motivado pela sustentabilidade ambiental e empresarial. As empresas encontram aqui a destinação e o tratamento adequados e eficientes de seus resíduos orgânicos. Com uma logística conveniente, contribuem para um modelo de economia circular efetivo e realmente aplicando o conceito de sustentabilidade que a sociedade tanto espera e que a natureza exige”, destaca o diretor-presidente da companhia, Wilson Bley Lipski.
Além de habilitação técnico-jurídica, as empresas devem atender a alguns requisitos. Por exemplo, o material destinado precisa ter laudo da norma NBR 10.004, que classifica os resíduos quanto a potenciais riscos ao meio ambiente. É necessário obedecer a parâmetros de composição que não interfiram negativamente no processo de codigestão - apresentar características bioquímicas que permitam a atividade microbiana nos digestores, não apresentar substâncias tóxicas em concentrações que afetem o processo de digestão anaeróbica (como metais pesados, amoníaco, surfactantes e fenóis), entre outras.
Para verificar se atendem às exigências técnicas e ambientais, a Sanepar solicitará a cada empresa credenciada no processo uma carga de teste de até 10 toneladas de resíduo para análise. O valor cobrado pela Sanepar é calculado considerando todos os requisitos estabelecidos.
A USBio é referência no Brasil, sendo uma planta operando em escala e apta a produzir biogás a partir do processamento simultâneo do lodo de estação de tratamento de esgoto com resíduos orgânicos provenientes de grandes geradores. Todos os dias, 900 toneladas de lodo da ETE Belém e, atualmente, cerca de 50 toneladas de materiais orgânicos, são transformadas em biogás, então convertido em energia elétrica. A energia abastece a própria unidade e o excedente se transforma em créditos para uso em outras unidades da Sanepar.
“Trata-se de um grande modelo ganha-ganha: as empresas dão destinação correta dos resíduos, o meio ambiente ganha com o resíduo virando insumo, a sociedade ganha com a redução das tarifas de água e esgoto, por exemplo, em função dos custos evitados com energia elétrica no processo operacional da companhia, e as cidades ganham com a efetivação dos conceitos de inovação para a sustentabilidade”, comenta o diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalício Risden Junior.
Mais Notícias HYDRO
Novas operações de MBR/OR estão em Minas Gerais e Paraná.
25/03/2025
Iniciativa no litoral paulista é mantida com investimento privado.
25/03/2025
Solução proposta vai aumentar eficiência da ETA em Uruguaiana.
25/03/2025