A Ambipar, especialista em soluções ambientais, desenvolveu uma iniciativa de reúso de água no Porto do Açu, no norte do estado do Rio de Janeiro. O projeto, que está na fase 1, terá capacidade de fornecer até 1000 m3/h em sua fase final.

Realizado em parceria com a Anglo American e a Porto do Açu S.A., o projeto visa captar e tratar a água utilizada no mineroduto do Sistema Minas-Rio, que transporta minério de ferro de Conceição do Mato Dentro, MG, ao porto de São João da Barra, RJ.

A Ambipar é responsável pelo abastecimento de água potável e industrial, gestão e tratamento de efluentes do complexo, por meio de um sistema composto de sete poços tubulares profundos com vazão total de quase 400 m3/h e cinco estações de tratamento de água para remoção de ferro, manganês e desinfecção. Haverá ainda 10 quilômetros de redes adutoras e uma estação de tratamento de efluentes com capacidade de tratar até 100 m3/h.

O Porto do Açu é um dos maiores complexos portuário e industrial privado de águas profundas da América Latina. Com 26 empresas instaladas, entre elas a Ambipar, e 11 terminais privados, o terminal movimenta 40% do petróleo exportado do país.

Parceira do Porto do Açu desde 2009, a Ambipar desenvolve soluções ambientais integradas nas operações do complexo, sendo responsável por elaborar, executar licenças e programas ambientais. Além disso, a empresa faz a gestão florestal do maior fragmento remanescente de restinga em área privada do Brasil, a Reserva Caruara, próxima ao complexo portuário.

A empresa ainda faz a gestão e recolhimento de resíduos gerados no porto, com a instalação de uma central de valorização, que recicla e transforma materiais, incluindo metais ferrosos e não ferrosos. Um dos trabalhos é o tratamento e transformação da borra de petróleo em matéria-prima para a produção de asfalto.

“A indústria enfrenta um grande problema com a gestão racional da água e os riscos de crises hídricas, cada vez mais frequentes em razão das mudanças climáticas”, afirma Fernando de Barros, head de water solutions da Ambipar.

Entre as tecnologias aplicadas pela companhia para ajudar o setor industrial destacam-se os sistemas de filtração, osmose reversa, ultrafiltração e tratamentos físico-químicos. Além disso, a Ambipar é especialista na remoção, desaguamento e valorização dos lodos gerados nos processos de tratamento.

Apesar dos desafios enfrentados pela indústria, em 2023, 89,1% das quase 10 mil empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas realizaram pelo menos uma iniciativa ou prática ambiental.

As práticas relacionadas a resíduos sólidos foi a mais citada, seguida de reciclagem e reúso (75,1%), eficiência energética (61,5%), recursos hídricos (57,1%), emissões atmosféricas (46,3%) e uso do solo (23,9%), segundo a pesquisa experimental Práticas Ambientais e Biotecnologia da Pesquisa de Inovação Semestral. O estudo foi realizado em parceria com a ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e a UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, divulgado pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.



Mais Notícias HYDRO




Tigre anuncia nova tecnologia em 13 ETEs

Estações de tratamento serão instaladas em seis estados.

02/04/2025


TIM lança solução para monitorar água e gás

Produto usa telemetria e IoT para acompanhar de forma remota o consumo em tempo real.

02/04/2025