Desde 2012 o ParkShopping Campo Grande, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, conta com a parceria do Grupo Opersan, contratado para a construção de um sistema de tratamento de efluentes e gestão dos processos de reúso de água para utilização em suas utilidades de resfriamento.

O bairro de Campo Grande, onde está localizado o ParkShopping Campo Grande, é o mais populoso do Rio de Janeiro, com mais de 330 mil pessoas. “O sistema de reúso implantado no shopping possui uma importante vertente social, para que o recurso da concessionária seja destinado à população”, afirma Diogo Taranto, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Opersan.

Especializado em soluções ambientais para tratamento de águas e efluentes, o Grupo Opersan, além de ter implantado o sistema, é o responsável por todos os serviços operacionais, de manutenção, fornecimento de insumos, descarte de resíduos, assim como pelas atividades técnicas e ambientais da estação no shopping.

A operação fornece, em média, 6 milhões de litros por mês de água de reúso, que são destinados às torres de resfriamento e bacias sanitárias. Além de permitir autonomia hídrica em períodos de escassez, o valor da conta da concessionária foi reduzido em até 50%. “O processo produz ainda uma água de altíssima qualidade, melhor que os padrões oferecidos pela rede pública, gera um ganho de imagem sustentável ao empreendimento, reduz o lançamento de efluentes e protege o meio ambiente, em linha com o conceito ESG”, explica.

O sistema utiliza membranas de ultrafiltração (MBR) seguidas de osmose reversa. Para Guilherme Ottoboni, gerente do ParkShopping Campo Grande, a parceria com a Opersan trouxe resultados positivos. “O projeto está em sinergia com a política do ParkShopping Campo Grande de buscar soluções de vanguarda, valorizando a sustentabilidade e integrado ao desenvolvimento socioambiental no entorno de seus empreendimentos”, afirma.



Mais Notícias HYDRO




Canalização incorreta e lixo aumentam em 46% vazamentos de esgoto na região metropolitana de Belo Horizonte

Descarte irregular de lixo causa cerca de 6 mil vazamentos de esgoto por mês.

26/11/2024


ABINT discute a importância dos geossintéticos aplicados em aterros sanitários

Bate-papo abordou temas como eficiência e qualidade dessa aplicação visando economia e sustentabilidade.

26/11/2024