O Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, inaugurou a nova área do museu, chamada “Elemento Água". A mostra contempla as características químicas da molécula da água e sua importância para a vida e faz parte do “Corredor da Matéria”, local já presente no museu, onde o visitante terá conhecimentos do modelo atômico ao longo da história, da tabela periódica e os elementos que a compõem. A iniciativa tem patrocínio da Unipar, empresa produtora de cloro, soda e PVC.

A primeira etapa da exposição se concentra nas origens da água em nosso planeta, onde é destacada sua importância crítica para a sustentação da vida. Os visitantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a formação da água, desde o Big Bang, passando por sua composição molecular, entendendo como essas características influenciam suas propriedades físicas e químicas. Para facilitar o entendimento, haverá um equipamento interativo, onde será possível observar o comportamento dos átomos de hidrogênio e oxigênio, que compõem o elemento químico, e como a molécula da água se comporta em seus estados físicos (sólido, líquido e gasoso), podendo facilitar o conhecimento aprendido em sala de aula e de curiosos. Além disso, a mostra também abordará a importância da preservação da água, demonstrada a partir de uma maquete de um “planeta seco”.

Na segunda parte da exposição, o foco se desloca para o papel da água em nosso cotidiano, destacando seus usos industriais e os desafios relacionados à poluição. Em o “Uso da água” é demonstrado a quantidade de água utilizada para cada atividade do dia a dia: para produzir uma calça jeans, por exemplo, são utilizados 10 L de água, já um quilo de carne bovina, 15,5 mil L, afirma Pisanelli. Em os “desafios da água potável” o visitante é convidado a "ver o problema mais de perto". A partir de lentes de aumento presentes no painel terá conhecimento de problemas e soluções como a falta, a contaminação e o desperdício de água.

Um aspecto crucial abordado é a eletrólise e suas diversas aplicações no dia a dia. Nessa etapa busca-se transmitir, de maneira clara e acessível, por meio de animações, como esse processo desempenha um papel fundamental na fabricação de produtos essenciais, como soda cáustica, PVC, encanamentos, telhas, janelas, entre outros. “A eletrólise é uma reação de oxidação e redução não espontânea provocada pelo fornecimento de energia elétrica. Nas fábricas da Unipar, utilizamos o eletrolisador, um dispositivo que permite, por meio desse processo químico, quebrar as moléculas de sal e da água em cloro, hidrogênio e soda cáustica através da eletricidade”, explica Rodrigo Cannaval, diretor de operações da Unipar.



Mais Notícias HYDRO



Rotária apresenta wetland para tratamento de lodo

Soluçaõ atende desde condomínios residenciais e industriais até municípios.

19/11/2024


Iniciativa privada prevê investimentos de R$ 72,4 bilhões no saneamento em 2025

Executivos que estiveram no Encontro Nacional das Águas estão otimistas.

19/11/2024


Polímeros superabsorventes trazem eficiência hídrica na agricultura

Inovação da Hydroplan – EB captura água disponível e libera de maneira controlada.

18/11/2024