Foi lançado pela Mitsubishi Electric (Japão), com filial brasileira em Diadema (SP), um sistema que prevê erros de usinagem a partir de simulação e análise realizadas por inteligência artificial (IA).
O novo recurso, denominado “NC MachiningAID”, pode detectar eventuais anomalias em processos de usinagem e, a partir daí, aprender sobre condições ideais de trabalho e também sugerir estratégias.
A análise realizada pelo sistema baseado em IA abrange inspeções que podem envolver a previsão de desgaste anormal de ferramentas de corte, erros de geometria e colisão entre a ferramenta e a peça a ser usinada, por exemplo.
Conforme explicou Eduardo Miller, especialista em engenharia de aplicação CNC da Mitsubishi Electric, a tecnologia gera alertas sobre a possibilidade de ocorrência de problemas na usinagem. O sistema realiza uma pré-inspeção a partir da simulação de um processo antes de sugerir os parâmetros corretos de usinagem.
“Tudo é calculado de forma temporal. Todos os eixos de usinagem são mostrados em formato de tempo. O sistema processa automaticamente os dados de usinagem, incluindo, por exemplo, a compensação térmica e outros parâmetros. A troca de ferramentas e o histórico de uma determinada ferramenta que poderá ser usada são analisados. Caso seja detectada qualquer informação fora do espectro de processo, gera-se um alarme que interrompe o processo simulado. Assim, a inteligência artificial mostra ao usuário onde está o problema”, comentou.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail e.miller@mitsubishielectric.com.br. Um estudo comparativo da força de corte via experimento prático e simulação no torneamento do aço SAE 1045 está disponível na seção Artigos técnicos em nosso site.
___________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Imagem: Freepik.
Continue acessando notícias do setor de usinagem:
Produção de eletrolisadores. Mais demanda para o setor metal mecânico.
Sistema da Wisers gerencia a disponibilidade e monitora o desgaste de ferramentas
#MitsubishiElectric #MáquinaseMetais #InteligênciaArtificial
Mais Notícias MM
Com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg, dois novos robôs já estão disponíveis para comercialização.
20/03/2025
Pesquisadores de engenharia mecânica de Hannover estão desenvolvendo uma ferramenta de controle do processo combinado de desbaste e brunimento, visando tornar mais eficiente e produtiva a fabricação de cilindros para sistemas pneumáticos e hidráulicos.
20/03/2025
Software para simulação de usinagem da Hexagon passou a contar com recursos de inteligência artificial que aprende e sugere estratégias de fabricação de peças como próteses e placas ósseas.
10/03/2025