A Figure, desenvolvedora de robôs humanóides sediada na Califórnia, anunciou a realização de testes com seus produtos em uma unidade norte-americana da montadora BMW, em Spartanburg, Carolina do Sul. Os robôs modelo F02 foram testados na inserção de peças metálicas estampadas em células para montagem da carroceria dos automóveis.
Pesando 70 quilos, com capacidade de carga de 20 quilos, autonomia de cinco horas e velocidade de 1,2 m/s, o modelo F02 é capaz de completar de forma autônoma inúmeras tarefas humanas, com coordenação de ambas as mãos.
Ele pode posicionar peças complexas com precisão milimétrica e mover-se dinamicamente, sendo ainda dotado de inteligência artificial (IA) e capacidade de aprender à medida que executa tarefas. Abrir portas, usar ferramentas, subir escadas e manipular itens são algumas das habilidades do autômato.
Uma demonstração do teste feito na BMW pode ser observada no vídeo a seguir:
A parceira da Figure no fornecimento de IA para os robôs humanoides é a OpenAI. As empresas firmaram uma colaboração para desenvolver modelos de IA avançados especificamente para os robôs, visando capacitá-los a conversar em tempo real e trabalhar ao lado de humanos de forma mais eficiente.
Outra parceira e investidora do projeto é a NVIDIA, que fornece uma plataforma abrangente de IA para várias empresas de robôs humanoides.
Desenvolvimento e atuação em fábrica chinesa
A fabricante chinesa de automóveis chinês GAC Group, também divulgou no final de 2024 a terceira geração de seu robô humanóide Gomate. O plano do grupo GAC é testá-lo em suas próprias fábricas antes que ele entre em pequena escala de produção, prevista para começar em 2026.
O Gomate se move de forma flexível sobre quatro ou duas rodas, adaptando-se a diferentes ambientes. Possui bateria de estado sólido, que lhe confere autonomia de seis horas de trabalho.
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Imagem e vídeo: Figure
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