Os Institutos Fraunhofer para Máquinas-ferramentas e Tecnologia de Conformação (IWU) e para Tecnologia de Fabricação e Pesquisa de Materiais Avançados (IFAM), ambos na Alemanha, desenvolveram um material metálico composto denominado HoverLIGHT, que poderá definir novos padrões para a construção de máquinas-ferramentas. Ao combinar espuma de alumínio e esferas ocas, ele alcançou a combinação de leveza, rigidez e capacidade de amortecimento de vibração, requisitos muito valorizados na construção de máquinas.

 

O HoverLIGHT é formado por uma espuma metálica com esferas ocas preenchidas com partículas cujas características não foram reveladas, podendo servir como núcleo em estruturas metálicas do tipo sanduíche. Como resultado, há uma redução significativa de peso dos componentes de máquinas e um alto índice de amortecimento, fatores que promovem maior precisão na usinagem e aumento da vida útil das máquinas.

 

No projeto desenvolvido com o Chiron Group SE, fabricante de equipamentos para usinagem, o HoverLIGHT foi empregado na montagem da viga transversal de uma fresadora. Com a redução de peso de 20% do peso do componente, em comparação com materiais convencionais, foi possível aumentar em três vezes o amortecimento de vibrações, o que resultou em maior estabilidade do conjunto e maior produtividade para o equipamento.

 

O HoverLIGHT pode ser empregado em todos os componentes móveis de máquinas-ferramentas, além de braços robóticos, estruturas de reforço na construção automobilística, elementos de parede e piso para veículos ferroviários, gabinetes para computadores de alto desempenho e aplicações médicas, tais como dispositivos de ressonância magnética ou ultrassom, cuja eficiência depende de componentes leves e rígidos.

 

O Ministério Federal Alemão para Assuntos Econômicos e Ação Climática financiou os parceiros do projeto (Institutos Fraunhofer IWU e IFAM, juntamente com a Chiron SE) por meio do programa de pesquisa industrial conjunta IGF, uma iniciativa governamental projetada para dar suporte à pesquisa pré-competitiva.

 

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagens: Fraunhofer IWU / IFAM

 

 

 

Leia também:

 

IA é novo recurso em software para diagnóstico de usinagem

 

Segurança cibernética, um pilar estratégico nas operações industriais

 



Mais Notícias MM



Máquinas para megacasting da Bühler vão operar nas fábricas da Honda

Aquisição de equipamentos para fundição sob pressão é parte dos investimentos da Honda direcionados para a produção de veículos elétricos.

10/02/2025


Processo híbrido favorece a fabricação de estruturas leves

Pesquisadores de duas instituições alemãs estão desenvolvendo um processo de fundição híbrido que une as características do alumínio aos polímeros reforçados com fibra de carbono. Espera-se que os resultados sejam acessíveis a pequenas e médias empresas do setor metal mecânico, para que elas se capacitem a produzir componentes leves para o setor automobilístico e aeronáutico.

27/01/2025


Desempenho da indústria italiana de máquinas-ferramentas preocupa

Fabricantes italianos de máquinas ferramentas compensam a retração do mercado interno exportando mais. As consequências econômicas dos esforços por neutralidade climática poderão ser mais um fator complicador para os próximos anos.

13/01/2025