Adalberto Rezende, da redação.
Passou a integrar o portfólio da Mectrol Hiwin do Brasil, com matriz na cidade paulista de Bauru e unidade em São Paulo (SP), uma linha de mesas rotativas de acionamento direto subaquáticas que podem ser utilizadas na usinagem de ligas metálicas especiais como, por exemplo, tungstênio, titânio e cobalto, além de outros metais com diferentes durezas.
As mesas subaquáticas são assim chamadas por operarem submersas em água ou óleo, fluidos largamente utilizados na usinagem de precisão, incluindo o processo de eletroerosão. São recomendadas para casos em que é requerida uma grande quantidade de fluidos para a dissipação de calor, diminuição de atrito entre ferramenta e peça, e para a aplicação de descarga elétrica, no caso da eletroerosão.
A nova série de mesas rotativas da Hiwin é composta por versões com altura de 245,5 mm, largura de 180 mm e comprimento de 229 mm, que são as características do modelo de mesa RCV-125E, assim como altura de 163,5 mm, largura de 209 mm e comprimento de 211,2 mm, no caso do modelo RCV-100E.
Modelos de mesas rotativas de acionamento direto subaquáticas, ao lado e abaixo, lançadas pela Mectrol Hiwin do Brasil. Imagens: Mectrol Hiwin.
Há também a linha de mesas RCH-100E e RAS-125E, em que a primeira possui 150 mm de altura, 150 mm de largura e 274 mm de comprimento, ao passo que a segunda possui 269 mm de altura, 298 mm de largura e 458 mm de comprimento.
De acordo com Alessandro Roberto, engenheiro e supervisor de inovação e robótica da Mectrol Hiwin, que forneceu informações à reportagem da Máquinas e Metais, todas as mesas rotativas foram construídas de maneira a poder operar em diferentes máquinas de usinagem, e também para serem utilizadas para atender diferentes demandas, tais como usinagem e eletroerosão por penetração (EDM, de electrical discharge machining), entre outros processos.
“Com classificação IP68, as mesas operam em condições extremas como imersão em água ou óleo, e incluem um sistema de diagnóstico inteligente de vazamentos e frenagem normalmente fechada, aumentando a segurança e a estabilidade. A produtividade é 7,5 a 12 vezes maior do que em métodos tradicionais, e o consumo de pólos magnéticos é reduzido em 50%, diminuindo custos. Esses recursos as tornam uma solução inovadora e ecoeficiente para usinagem de alta precisão”, comentou Alessandro.
Alessandro Roberto da Mectrol Hiwin. Imagem: Mectrol Hiwin.
O engenheiro informou que as quatro mesas rotativas de acionamento direto subaquáticas mencionadas acima serão comercializadas no Brasil, especialmente para a indústria automotiva, de semicondutores e o setor médico-hospitalar. Nas palavras dele, “os equipamentos foram projetados para operar em ambientes subaquáticos ou com imersão em óleo, o que pode tornar desnecessário seu uso em aplicações que não requerem essas condições”.
A Mectrol Hiwin oferece assistência técnica local e remota para os clientes. “Caso seja necessário um atendimento mais aprofundado, disponibilizamos técnicos altamente capacitados para realizar o suporte presencial, garantindo a melhor solução para o equipamento”, concluiu Alessandro.
O contato com a Mectrol Hiwin pode ser feito pelo seu site. Na seção Guias em nosso site, e também na edição digital da Máquinas e Metais, você obtém informações sobre fornecedores de equipamentos e serviços para o setor de usinagem.
___________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Continue acessando notícias sobre o setor de usinagem:
Index inaugura centro tecnológico em Sorocaba
Nova célula robotizada para acabamento de peças
#MectrolHiwin #MáquinaseMetais #MesasRotativas
Mais Notícias MM
Empresa do Grupo Combustol & Metalpó está ampliando em 50% a sua capacidade de produção de peças pelo processo de metalurgia do pó. Indústrias automotiva e de eletrodomésticos estão entre os principais setores consumidores.
10/03/2025
A norte-americana Redex desenvolve redutores dotados de uma tecnologia de pré-carga, que elimina folgas na movimentação e posicionamento.
07/03/2025
Desenvolvedora de software e empresa global de automação se unem em prol da adoção de sistemas robóticos e tecnologias digitais por parte das indústrias.
06/03/2025