A Hexagon, com matriz na Suécia e subsidiária em São Paulo (SP), atualizou seu software Esprit Edge com recursos baseados em inteligência artificial (IA), programa computacional dedicado à execução de simulações de usinagem que pode ser utilizado em ensaios de usinagem de peças para o setor médico-hospitalar.
De acordo com a Hexagon, no que se refere à fabricação de peças médicas como, por exemplo, prótese para joelho e placa óssea (fotos), a inteligência artificial é capaz de aprender estratégias de usinagem e a partir daí passa a sugerir alternativas de produção visando à otimização de processos e à obtenção de um melhor acabamento superficial da peça final, entre outros recursos.
Vinícius de Oliveira, engenheiro de aplicação da Hexagon, comentou que os recursos baseados em IA podem ajudar a melhorar o acabamento da superfície de peças usinadas usando fresa barril, por exemplo. Neste sentido, a simulação mostra a trajetória da ferramenta e também as áreas que não devem ser usinadas, conforme análise feita pela IA.
Nas palavras de Vinícius, “o software permite que o usuário salve um tipo de operação para depois usá-la em outros trabalhos de usinagem, como se fosse uma biblioteca de arquivos”. A inteligência artificial pode ajudar a ajustar a precisão de ferramentas para furação de peças e identificar os furos e rebaixos já com os planos vetores definidos, o que facilita a execução da furação real.
___________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Imagens: Hexagon/Divulgação.
Confira mais notícias sobre IA e digitalização no setor metal mecânico:
Retificação. A transformação digital exige esforços por segurança de dados.
IA é novo recurso em software para diagnóstico de usinagem
#Hexagon #MáquinaseMetais #InteligênciaArtificial
Mais Notícias MM
Com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg, dois novos robôs já estão disponíveis para comercialização.
20/03/2025
O novo torno de barramento paralelo da GloryMaq possui sistema de avanço que utiliza acionamento direto por fuso de esferas de alta precisão e lubrificação automática centralizada. O lançamento reafirma a aposta da empresa no mercado brasileiro de usinagem.
20/03/2025
A empresa integrou ao seu portfólio um novo produto com propriedade bioestável para a desmoldagem de peças de alumínio fabricadas por fundição sob pressão.
20/03/2025