Os fabricantes de máquinas estão otimistas com o futuro do setor no Brasil. De acordo com pesquisa divulgada em fevereiro pela ABIMAQ, os empresários pretendem investir mais de R$ 6,7 bilhões este ano. O montante representa uma alta de 31,6% em relação ao volume investido em 2020, que atingiu R$ 5,1 bilhões – valor 32,8% menor do que foi previsto anteriormente. 

O levantamento revela que 36% dos investimentos esperados para este ano devem ser direcionados para o aumento da capacidade industrial, 34,2% para a modernização tecnológica, 21,9% para a reposição de maquinário depreciado e 8% em outras áreas. O objetivo, de acordo com os fabricantes ouvidos pela associação, é ampliar o parque industrial e os pontos de trabalho para atender ao aumento das encomendas. 

Outro número positivo indicado pelo estudo é que as grandes empresas estão mais dispostas a investir neste ano: o levantamento aponta que 59% querem realizar aportes no setor. Este desejo também é compartilhado por 41,3% das companhias de médio porte e 34,9% das micro e pequenas. Para que tais expectativas se concretizem, a ABIMAQ ressalta que o poder público precisa tomar atitudes como a redução da insegurança jurídica, da burocracia e do Custo Brasil, além da simplificação da carga tributária e a realização de uma campanha de vacinação em massa contra a Covid-19.



Mais Notícias MM



GloryMaq lança novo torno e aposta no mercado brasileiro

O novo torno de barramento paralelo da GloryMaq possui sistema de avanço que utiliza acionamento direto por fuso de esferas de alta precisão e lubrificação automática centralizada. O lançamento reafirma a aposta da empresa no mercado brasileiro de usinagem.

20/03/2025


Metalpó investe em capacidade produtiva e ESG

Empresa do Grupo Combustol & Metalpó está ampliando em 50% a sua capacidade de produção de peças pelo processo de metalurgia do pó. Indústrias automotiva e de eletrodomésticos estão entre os principais setores consumidores.

10/03/2025


Pesquisas setoriais apontam as perspectivas para a indústria

Dados da CNI e da Abimaq constatam o desempenho da indústria em 2024 e embasam as projeções de crescimento para os próximos meses.

10/02/2025