A AkzoNobel e a Green Mining, lançaram um programa de recompensas para o mercado de tintas. O objetivo é estimular consumidores e, principalmente, profissionais de pintura a descartar de forma adequada as embalagens de tinta, em troca de descontos ou brindes, para aumentar a circularidade dos materiais.

 

A campanha, chamada de "Pintando o Futuro", pretende manter um compromisso com a valorização de materiais recicláveis e a redução dos impactos causados pelo descarte inadequado de resíduos. De acordo com a Green Mining, o consumidor poderá entregar os baldes e latas de tinta vazias, em postos de coleta localizados em seis lojas localizadas em São Paulo (SP), e acumular pontos que poderão ser trocados por brindes como camisetas, bonés, macacões e trinchas ou por descontos nas próximas compras.

 

Além disso, a ação pretende estimular a recuperação das embalagens pós-consumo trazendo-as de volta para o ciclo produtivo. Serão recebidas embalagens de qualquer tipo ou marca. Entretanto, baldes de plástico e as da marca Coralpertencente à AkzoNobel – terão maior pontuação. Os baldes de plásticos e as latas seguirão para a reciclagem com a expectativa de retornarem ao ciclo de produção no futuro.

 

Para Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining, “queremos mostrar que existe um ciclo virtuoso na valoração de embalagens quando usamos tecnologia para trazer eficiência e tornar a rastreabilidade obrigatória. Afinal, a logística reversa só existe quando comprovada a procedência de materiais pós-consumo”. E completou: “Além de captar oportunidades econômicas para o processo produtivo, como a redução de compra de matéria-prima virgem, estamos agregando valor aos produtos das marcas por meio desta utilização do fluxo reverso”.

 

A parceria entre as empresas surgiu por meio do Braskem Labs, um programa de aceleração de negócios com impacto socioambiental promovido pela Braskem. A partir das mentorias realizadas ao longo do programa durante o ano de 2020, as empresas desenharam e desenvolveram o projeto em conjunto, desde a definição do local onde as embalagens seriam coletadas e tipo de materiais, até o sistema de pontuação, o qual pode ser consultado na figura a seguir.

 

Os interessados em participar do programa, podem realizar o descarte das embalagens na cidade de São Paulo (SP) nas seguintes lojas e endereços:

 

Casa Toni

• Praça Cívica, 27 / 51 (ant. Largo Tito) | Lapa

• Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 2.412 | Alto da Lapa

• Rua Artur de Azevedo, 996 | Pinheiros

 

Bazar das Tintas

• Av. Morumbi, 8.281 | Vila Cordeiro

• Rua Tamandaré, 279 | Liberdade

• Rua Domingos de Morais, 749 | Vila Mariana

 

De acordo com Elaine Poço, diretora de pesquisa e desenvolvimento e sustentabilidade na América do Sul da AkzoNobel, “Sustentabilidade é um princípio fundamental e orienta nossas atitudes e forma de pensar. A implantação deste programa, ao lado de nossos parceiros, faz parte de mais uma das ações da companhia em prol da economia circular e nossa ambição de inovar de maneira sustentável”.


 

(Fotos: Green Mining)

#tinta #reciclagem #economiacircular #akzonobel #tintascoral

 



Mais Notícias MM



Sustentabilidade híbrida. FkuR lança compostos com conteúdo bio e reciclado

Reciclagem e desfossilização são os temas que a desenvolvedora alemã de compostos adotou para a exposição das suas linhas de materiais plásticos de base biológica, reciclados e híbridos, que combina grades de ambas as origens.

24/09/2024


Contêiner móvel é usado na triagem de plásticos coletados em rios

O SortX, desenvolvido pela Stadler em parceria com a empresa ambiental everwave, faz a triagem de resíduos próximos aos rios onde eles são coletados, impedindo que eles cheguem aos oceanos.

27/09/2024


Reciclagem química de PET. Novo sistema chega ao mercado.

Uma parceria entre a Schneider Electric e GR3N levou ao desenvolvimento de um sistema automatizado de reciclagem química de poli(tereftalato de etileno) (PET).

17/09/2024