Uma parceria entre a Boomera e a Nescau – marca de achocolatado do grupo Nestlé – resultou na transformação de cerca de duas toneladas de resina pós-consumo, proveniente de embalagens flexíveis, em itens esportivos para a prática de futebol, basquete e vôlei, que foram doados para uma ONG no Estado de Santa Catarina.

 

De acordo com informativo enviado à imprensa, o projeto, amparado pela iniciativa RE da Nestlé, visava unir inovação e sustentabilidade com a proposta de reciclar as embalagens dos sachês da companhia, a fim de reforçar a importância da circularidade dos produtos, e buscou a Boomera para transformar resíduos pós-consumo em matéria-prima reciclada.

 

Após o desenvolvimento de uma resina pós-consumo (PCR) própria para a execução do projeto, o material foi transformado em itens esportivos como traves de futebol, cestas de basquete e postes de vôlei, os quais foram doados à ONG Bairro Da Juventude, sediada em Criciúma (SC), como incentivo à prática de esportes e exemplo de sustentabilidade para  crianças e jovens que frequentam a organização.

 

 

Entre outros benefícios, estão o aumento da renda das cooperativas homologadas pela Boomera envolvidas no projeto a partir da venda desses resíduos, e de seus catadores e catadoras de material reciclável, os quais atuaram na coleta de duas toneladas de materiais flexíveis, impedindo sua ida para aterros.

 

Segundo os dados do informativo, a coleta dos sachês usados durou cinco meses e envolveu dez cooperativas de reciclagem. O processo de transformação e desenvolvimento da resina pela Boomera até a finalização da produção dos itens esportivos foi realizado em mais cinco meses, considerando todos os testes necessários para garantir o desempenho dos produtos.

 

(Fotos: divulgação)

 

Conteúdo relacionado:

Empresa supera sua meta de uso de material reciclado

Alta da produção de resinas recicladas nos últimos anos



Mais Notícias MM



Empresas firmam acordo para estruturar redes de reciclagem

Gerenciar redes de reciclagem de resíduos gerados pela produção de cartões plásticos do Grupo UP no Brasil é o objetivo da eureciclo.

25/06/2024


Espectrômetro portátil analisa filmes multicamadas para fins de reciclagem

O trinamiX, da BASF, foi atualizado para fazer a identificação imediata de mais de 30 tipos de plásticos com base na espectroscopia de infravermelho próximo (NIR), para fins de reciclagem. Nova versão inclui filmes multimateriais.

25/06/2024


Embalagens especiais fabricadas com sobras de plástico

Empresa da Região do Grande ABC investe no reaproveitamento de sobras de plástico para fabricar novas embalagens.

03/06/2024