Em fevereiro, a Braskem – companhia nacional fabricante de matéria-prima para o setor de plásticos – implementou a Ilha de Economia Circular em seu Centro de Inovação e Tecnologia de Triunfo (RS), um módulo criado para desenvolver e aprimorar a qualidade de resinas recicladas pós-consumo.

 

De acordo com as informações fornecidas pela companhia, o intuito das operações dessa área é desenvolver, aprimorar e testar resinas pós-consumo (PCR) com a meta de atingir cerca de um milhão de toneladas até o ano de 2030. Veja a seguir um vídeo sobre a implementação e operação da Ilha de Economia Circular da Braskem.

 

 

Na unidade são realizados os processos de moagem, secagem, mistura e formulação (aditivação), extrusão e granulação, bem como análises laboratoriais. A ideia é que a ilha possa auxiliar a companhia a ser mais rápida no desenvolvimento e na aplicação de novas tecnologias.

 

Para a Braskem, esse projeto contribui com sua meta de eliminação de resíduos plásticos e para o desenvolvimento de novos produtos, uma vez que é capaz de simular as condições de processo de seus parceiros e clientes a fim de melhorar a reprodutibilidade de peças com uso desses materiais.

(Foto: Braskem)

 

Conteúdo relacionado:

Investimento milionário voltado para a economia circular de plásticos

Lixo plástico marinho é reciclado e transformado em móveis



Mais Notícias MM



Empresas firmam acordo para estruturar redes de reciclagem

Gerenciar redes de reciclagem de resíduos gerados pela produção de cartões plásticos do Grupo UP no Brasil é o objetivo da eureciclo.

25/06/2024


Espectrômetro portátil analisa filmes multicamadas para fins de reciclagem

O trinamiX, da BASF, foi atualizado para fazer a identificação imediata de mais de 30 tipos de plásticos com base na espectroscopia de infravermelho próximo (NIR), para fins de reciclagem. Nova versão inclui filmes multimateriais.

25/06/2024


Embalagens especiais fabricadas com sobras de plástico

Empresa da Região do Grande ABC investe no reaproveitamento de sobras de plástico para fabricar novas embalagens.

03/06/2024