A norte-americana Hyperion Materials & Technologies anunciou o desenvolvimento da sua nova classe de metal duro AM 110, com base em carbeto de tungstênio. O material é apropriado para a fabricação de ferramentas de corte para a usinagem de superligas metálicas, ou ligas de alto desempenho, normalmente constituídas de um metal base como níquel, cromo, cobalto ou ferro-níquel, podendo conter ainda teores de metais especiais. As superligas, das quais a Inconel é um exemplo, são caracterizadas pela alta resistência mecânica, à corrosão e à oxidação, mas também pelo intenso desgaste das ferramentas de corte que elas provocam durante o processo de usinagem.

 

Em comunicado à imprensa,a empresa informou que ferramentas rotativas confeccionadas com a nova liga apresentaram aumento da vida útil em torno de 35% em relação a ferramentas de metal duro convencionais.

O material é fornecido em blanques e barras com diferentes dimensões, com dureza HRA de 91 e projetadas para assegurar a dureza, a tenacidade e a resistência à abrasão, propriedades necessárias para usinagem de superligas nas aplicações industriais atuais.

 

Entre os principais mercados para a novo material estão os segmentos aeroespacial, médico e de energia, nos quais a qualidade e a produtividade são críticas para a fabricação de componentes de precisão.


 

“A usinagem de superligas traz um conjunto diferente de desafios devido ao calor intenso e à alta pressão no ferramental. Nossa classe de barras de metal duro AM110 pode superar esses desafios, produzindo ferramentas que oferecem resultados mais previsíveis com arestas de corte que quebram com menos frequência”, informou Ron Voigt, CEO da Hyperion.


Foto: Hyperion

 

Leia também:

 

Brocas com maior vida útil para furação em superligas resistentes ao calor

 

Revestimento e geometria da ferramanta otimizam o fresamento de ligas de titânio


 

#Hyperion #superligas



Mais Notícias MM



Novo sistema de controle de robôs industriais conta com IA

A Yaskawa Motoman lançou um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de usinagem. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.

28/10/2024


Usinagem multieixos a laser

A usinagem e o corte a laser se encontram em um sistema desenvolvido pela Aerotech para a fabricação de componentes de pequenas dimensões, mas que exigem precisão em escala inferior à micrométrica.

28/10/2024


Robôs industriais. Já são 4 milhões em operação.

O Relatório Mundial de Robótica 2024, divulgado pela Federação Internacional de Robótica, mostra um aumento significativo na instalação de robôs em diversas regiões. Setor metal mecânico é o terceiro maior usuário.

28/10/2024