Em 2019, a Euromap e a Fundação OPC criaram o grupo de trabalho “OPC UA Máquinas para

Indústrias de Plástico e Borracha”, com o objetivo de desenvolver interfaces padronizadas para esse tipo de máquina com base em OPC UA, protocolo de comunicação que garante a . interoperabilidade entre componentes de automação

A partir de agora, as recomendações constantes das resoluções Euromap 77 (troca de dados

entre injetoras e sistemas MES), 82,1 (controladores de temperatura) e 83 (definições gerais) passam a ser publicadas, sob o guarda-chuva da Fundação OPC, como OPC 40077, 40082-1 e 40083.

A alteração mais importante é que o namespace, que faz a identificação mundial e

exclusiva de um padrão de interface, foi alterado de euromap.org para opcfoundation.org, abrindo caminho para a adoção do padrão em outras regiões, tais como Ásia e Américas.

Mesmo que o padrão seja traduzido e adequado nacionalmente e, caso necessário, lhe seja atribuído um número local diferente, a uniformização da nomenclatura assegura que os dados

intercambiados sejam uniformes e reconhecidos pelos dispositivos conectados.

 

Nova série para extrusão

Além dessa padronização, foi publicada recentemente uma nova série de recomendações para o segmento de extrusão, o OPC 40084. Ela considera a linha de extrusão como um todo, com status de produção e gerenciamento de pedidos, bem como os componentes individuais, com status e valores de processo. Atualmente, as diferentes partes incluem extrusoras, puxadores, bombas de massa, filtros, moldes, peletizadoras, facas/serras, calibradores e corrugadores. Outras recomendações se referirão a itens como calandras, separadores e bobinadoras.

A utilização de dados digitais padronizados facilita a entrada em operação e o monitoramento das linhas de forma integrada a sistemas de controle, assim como o compartilhamento de dados de produção.

 

As especificações já publicadas podem ser baixadas dos sites da OPC Foundation, Euromap e VDMA.

 

Conteúdo relacionado:

Como o setor de pláticos se situa no contexto da indústria 4.0

Software e hardware para conectar máquinas e redes distintas

 

#OPCUA

 



Mais Notícias MM



A Lecar não vai mais produzir carros elétricos, mas sim híbridos.

Montadora brasileira vai redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico.

01/07/2024


SENAI e SESI buscam parcerias com startups em programa de inovação

Inscrições abertas para concurso de projetos de inovação que tem foco na indústria, pelo qual serão disponibilizados R$ 4 milhões.

01/07/2024


Empresas de extrusão buscam atualização tecnológica

Ênfase no atendimento ao setor de embalagens e interesse por tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 são tendências entre as empresas que processam materiais plásticos usando o processo de extrusão.

01/07/2024