Os negócios no ramo de aços estão sendo influenciados pelos desdobramentos do conflito que já ocorre há mais de um mês em território ucraniano.

 

A alta dos preços dos aços prevista para os próximos meses, puxada pelo aumento dos preços dos combustíveis e de outros produtos, é uma das consequências decorrentes do impasse que assola aquela região.

Profissional do ramo de comercialização de aços comenta sobre caminhos possíveis para driblas o aumento do preço dos aços no Brasil e no mundo

 

No Brasil, o mercado de aços também está atento aos movimentos dos segmentos que compõem essa cadeia em âmbito global. Em meio à atual situação, sugestões sobre como amenizar o impacto do aumento de preços dos metais são muito bem-vindas, e algumas delas já estão no radar de um distribuidor de semi acabados metálicos.

 

Um caminho que poderia amenizar o repasse dos custos desses materiais aos clientes seria fornecer aços já processados como, por exemplo, barras e blocos usinados, fresados, furados e/ou tratados. Isso foi sugerido por Giovanni Marques da Costa, gerente de marketing da Açovisa, companhia que comercializa barras de aço laminadas, trefiladas e forjadas, e que presta serviços para a área, com sede em Guarulhos (SP).

 

De acordo com ele, o “impacto do aumento do valor dos combustíveis no Brasil no frete do aço será imediato. Essa terceirização para o cliente reduz um pouco o impacto dos aumentos, agregando serviços ao material bruto”.

 

Em comunicado à imprensa, o executivo mencionou ainda alguns outros fatores relacionados ao conflito entre Rússia e Ucrânia que estão influenciando a rotina do ramo de aços no Brasil. Segundo ele, os dois países “são importantes produtores mundiais de aço, porém estão impossibilitados de exportar, fato que, isoladamente, já altera o valor de diversos produtos”.

 

Giovanni concluiu seus comentários sobre este assunto com uma colocação sobre as consequências da interrupção das atividades do mercado de aço nos dois países: “como consequência disso, outros países que produzem aço passaram a ser mais procurados. O Brasil está nessa lista e, consequentemente, passou a exportar mais”.

 

 

Imagem: Canva.com

 

 

Mais notícias sobre este assunto:

 

Previsão de alta de preços de sucata ferrosa devido ao conflito na Europa

 

Redução do IPI e conflito na Ucrânia: o cenário da indústria para os próximos meses

 

#ConflitonaEuropa #PreçodosAços #MM



Mais Notícias MM



GloryMaq lança novo torno e aposta no mercado brasileiro

O novo torno de barramento paralelo da GloryMaq possui sistema de avanço que utiliza acionamento direto por fuso de esferas de alta precisão e lubrificação automática centralizada. O lançamento reafirma a aposta da empresa no mercado brasileiro de usinagem.

20/03/2025


Metalpó investe em capacidade produtiva e ESG

Empresa do Grupo Combustol & Metalpó está ampliando em 50% a sua capacidade de produção de peças pelo processo de metalurgia do pó. Indústrias automotiva e de eletrodomésticos estão entre os principais setores consumidores.

10/03/2025


Pesquisas setoriais apontam as perspectivas para a indústria

Dados da CNI e da Abimaq constatam o desempenho da indústria em 2024 e embasam as projeções de crescimento para os próximos meses.

10/02/2025