A italiana Comau, com unidade brasileira em Santo André (SP), ampliou recentemente o seu portfólio de produtos com o lançamento do robô N-220, com capacidade de carga de 220 kg, que pode ser adaptado para tarefas como a manipulação de peças em processos de usinagem.

O robô pode ter configuração modular e foi desenvolvido com recursos como cinemática direta e algoritmos que garantem maior facilidade de uso e simplicidade na integração. Foi concebido com base nas novas necessidades da indústria, detectadas a partir da publicação do relatório de 2021 da Federação Internacional de Robótica (IFR). “Avaliamos que os robôs articulados com carga útil de 160-220 kg representarão cerca de 30% do mercado total instalado, constituído por 250.000 a 300.000 unidades em 2022, com uma taxa composta potencial anual (CAGR) 2022-2026 de 2%” afirmou Nicole Clement, da Comau.

A arquitetura do novo autômato é baseada em modularidade, redução dos componentes, motores avançados e em uma estrutura integrada para transporte por empilhadeira.

De acordo com informações da empresa, os algoritmos do software e-Motion da Comau melhoraram o tempo de ciclo, a qualidade de movimento e o controle do percurso. O uso de cilindros de nitrogênio em eixos de movimentação também foi uma inovação que assegurou a movimentação mais precisa.

O N-220 trabalha com codificação baseada em pontos nodais, para uma programação aberta e mais simples. O cabeamento integrado é composto por duas partes flexíveis separadas (robô e alimentação), de modo a proporcionar atualizações e substituições simplificadas e rápidas.

 

Foto: Comau


 

Leia também:

 

Equipamento robótico para manipulação de peças usinadas

 

Manufatura inteligente para pequenas empresas


 

#robôs #Comau



Mais Notícias MM



Robôs industriais da Mitsubishi Electric em novos modelos no Brasil

Com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg, dois novos robôs já estão disponíveis para comercialização.

20/03/2025


Mais produtividade para as operações de desbaste e brunimento

Pesquisadores de engenharia mecânica de Hannover estão desenvolvendo uma ferramenta de controle do processo combinado de desbaste e brunimento, visando tornar mais eficiente e produtiva a fabricação de cilindros para sistemas pneumáticos e hidráulicos.

20/03/2025


Simulação da usinagem de peças médicas aprimorada com IA

Software para simulação de usinagem da Hexagon passou a contar com recursos de inteligência artificial que aprende e sugere estratégias de fabricação de peças como próteses e placas ósseas.

10/03/2025