Estão abertas as inscrições para a nova fase do Programa Aliança 2.0, que a partir de uma chamada pública vai selecionar projetos voltados para a implantação de sistemas e/ou processos centrados na eficiência energética de parques fabris como, por exemplo, do ramo de usinagem.
Segundo informações da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que está à frente do programa junto à Eletrobras, pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), e à Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), o programa prevê a seleção de 24 companhias.
Em comunicado à imprensa, foi informado que o prêmio que será concedido a cada uma das empresas escolhidas é de R$ 400 mil. Também foi divulgado que a realização das etapas dos projetos selecionados deverá ser feita em conformidade com diretrizes determinadas pelas instituições que encabeçam o projeto, bem como com o acompanhamento de equipes técnicas que as integram.
De acordo com Davi Bomtempo, gerente-executivo de meio ambiente e sustentabilidade da CNI, essa é a primeira vez que o programa, que acontece desde 2015, terá uma chamada pública, o que, ainda segundo ele, tem o objetivo de “expandir o atendimento a empresas de todas as regiões do Brasil”.
Além disso, o programa abre espaço para a apresentação de propostas que vão além da redução de custos com energia no chão de fábrica.
Renata Falcão, superintendente de Programas de Governo da Eletrobras, deu alguns exemplos. Segundo ela, são muito bem-vindas sugestões para a otimização de, por exemplo, “sistemas térmicos; a questão do fortalecimento da cultura da eficiência energética; a aproximação da universidade e da indústria; a atuação sinérgica com os sistemas térmicos e motrizes; a coparticipação das indústrias também em termos financeiros; e a adoção de acordo voluntários”.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3040-3860 ou pelo e-mail encarregadolgpd@cni.com.br.
Imagem: Pixabay
Leia também:
Dicas para fornecedores e compradores do ramo de usinagem
Tornos brasileiros conquistam mercado internacional
#CNI #Eletrobras #Abrace #MM
Mais Notícias MM
A FARO Technologies lançou uma nova versão de digitalizador portátil, recomendado para tarefas ligadas à metrologia. Uma das novas funcionalidades é o escaneamento de furos profundos.
26/03/2025
Com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg, dois novos robôs já estão disponíveis para comercialização.
20/03/2025
A Wolf comercializa no Brasil uma linha de brocas com insertos intercambiáveis para a furação de aços e outras ligas metálicas.
20/03/2025