Um consórcio que tem como premissa o desenvolvimento de linhas de aços especiais que apresentem propriedades como ultra resistência foi estabelecido entre a Gerdau, com escritório regional em São Paulo (SP), e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) (MG).
Trata-se de um acordo técnico-científico que promoverá a realização de estudos sobre aços de alta performance para aplicações em diversas áreas da cadeia de manufatura, o que inclui o ramo de usinagem.
Este trabalho terá em sua linha de frente uma equipe de pesquisadores do Grupo de Estudos Sobre Fratura de Materiais (GEsFraM), que integra o Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (DEMET) da Escola de Minas da UFOP.
Em um primeiro momento serão realizadas pesquisas sobre a transformação bainítica, constituinte do aço, que confere tenacidade e resistência mecânica, além de força e flexibilidade, ao material. Em comunicado à imprensa, foi informado que as primeiras etapas dos estudos serão voltadas principalmente para o desenvolvimento de aços ultra resistentes que serão usados na fabricação de tubulações com grande diâmetro para o setor de óleo e gás.
Ambas as instituições também pretendem promover uma aproximação entre a indústria metalmecânica e o meio acadêmico por meio da parceria. Ricardo José de Faria, especialista do departamento de produtos da Gerdau, comentou que “a ideia é fazermos um intercâmbio visando à obtenção de um produto diferenciado. A partir dos resultados obtidos, pretendemos abrir frente para a aplicação do aço bainítico em outros setores como a indústria naval e eólica, por exemplo”.
Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails atendimentogerdau.br@bcw-global.com ou secretaria.demet.em@ufop.edu.br.
Imagem: Freepik
Confira mais notícias:
Estudo aponta “máquina como serviço” como tendência no setor de equipamentos industriais
Transformação digital e gestão abordadas de forma integrativa
#Gerdau #UFOP #AçosdeAltaPerformance #MM
Mais Notícias MM
Nova linha de pastilhas da Seco incorpora recurso que reduz o tamanho dos cavacos e proporciona mais estabilidade ao processo de fresamento.
29/11/2024
Linha de equipamentos para furação profunda pode ser usada na fabricação de peças usinadas.
25/11/2024
Empresa do interior de São Paulo desenvolve e fabrica ferramentas para usinagem customizadas.
31/10/2024