A divisão de aditivos da alemã BASF divulgou recentemente a aplicação em larga escala do aditivo Tinuvin 360 na fabricação de carcaças para estações radiobase de quinta geração (5G), produzidas na China pela Shenzen Xingshengdi.

 

As estações, que utilizam ondas de rádio para a comunicação entre dispositivos móveis e a rede principal, normalmente são instaladas em postes, ficando sujeitas à ação de intempéries, e precisam proteger peças e circuitos sensíveis às condições ambientais.

 

Normalmente moldadas em policarbonato (PC), estão sujeitas a reações decorrentes da degradação quando expostas à luz solar, necessitando por isso de um estabilizador de UV eficaz. De acordo com informações da BASF, o Tinuvin promove a absorção da luz UV e a liberação do excesso de luz na forma de calor, um efeito parecido com o obtido pelo uso de tecidos anti-UV.

 

Adicionado ao policarbonato durante a produção, o agente possui como importante característica a baixa volatilidade, que reduz o acúmulo de material na matriz e permite o trabalho ininterrupto, favorecendo a estabilidade do processo em ciclos longos.

 

Os primeiros modelos de estações radiobase da empresa chinesa eram feitos de metal, mas a substituição pelo material plástico tornou possível reduzir o seu tamanho, aprimorar o projeto, diminuir o peso e melhorar o desempenho desses equipamentos, mantendo o preço competitivo. O Tinuvin 360 foi testado sob condições ambientais simuladas em aparelhos para teste de intemperismo acelerado de acordo com os requisitos da norma ISO 4892-2:2013.

 

#aditivos #5g #policarbonato



Mais Notícias MM



A Lecar não vai mais produzir carros elétricos, mas sim híbridos.

Montadora brasileira vai redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico.

01/07/2024


SENAI e SESI buscam parcerias com startups em programa de inovação

Inscrições abertas para concurso de projetos de inovação que tem foco na indústria, pelo qual serão disponibilizados R$ 4 milhões.

01/07/2024


Empresas de extrusão buscam atualização tecnológica

Ênfase no atendimento ao setor de embalagens e interesse por tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 são tendências entre as empresas que processam materiais plásticos usando o processo de extrusão.

01/07/2024