Um acordo firmado entre o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ensaios da Termomecânica e o Centro de Inovação em Materiais (CIM) da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), deverá resultar em novos produtos baseados em nanotecnologia tendo o cobre como matéria-prima.

 

Sob a coordenação de pesquisadores da Embrapii e contando com a participação de estudantes, o projeto terá duração de 19 meses e visa desenvolver produtos à base de cobre com uso na indústria e no desenvolvimento de produtos finais.

 

As aplicações do cobre com base em nanotecnologia deverão ter em vista as suas propriedades antimicrobianas, resultando em produtos como revestimentos destinados a diferentes itens plásticos de uso final obtidos por processos como injeção, extrusão ou sopro. “O cobre é um material muito versátil e bastante conhecido por sua atividade microbicida. Esperamos com a pesquisa colaborar com o subsídio científico já conhecido, a respeito da ação biocida sobre diferentes patógenos, mas também aprofundar em outros aspectos”, explicou o coordenador do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensaios da Termomecanica, Márcio Rodrigues.

 

Foto: Termomecânica

 

Leia também:

 

Empresa brasileira de aditivos antimicrobianos parte para internacionalização

 

Filmes de BOPP com concentrado antiviral chegam ao mercado

 

#Cobre #materialbactericida



Mais Notícias MM



A Lecar não vai mais produzir carros elétricos, mas sim híbridos.

Montadora brasileira vai redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico.

01/07/2024


SENAI e SESI buscam parcerias com startups em programa de inovação

Inscrições abertas para concurso de projetos de inovação que tem foco na indústria, pelo qual serão disponibilizados R$ 4 milhões.

01/07/2024


Empresas de extrusão buscam atualização tecnológica

Ênfase no atendimento ao setor de embalagens e interesse por tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 são tendências entre as empresas que processam materiais plásticos usando o processo de extrusão.

01/07/2024