A Oerlikon Balzers, com matriz na Suíça, desenvolveu uma linha de revestimentos para moldes e matrizes para processamento de plásticos. Denominada “Balinit Triton”, a série conta com produtos à base de carbono que podem formar camadas com espessura de aproximadamente 3 micra e ser aplicados por meio de aspersão.

 

O procedimento consiste ainda na limpeza e, em alguns casos, no polimento das superfícies das ferramentas a serem tratadas, as quais também são submetidas a análises de laboratório e aplicações de plasma. Em seguida, elas são mantidas em fornos. Essa operação pode proporcionar um aumento da vida útil do ferramental de 200 a 500%. No entanto, conforme afirmou Rafael da Silva, gerente de vendas da empresa, isso dependerá tanto do tipo de material usado na confecção da ferramenta quanto das variáveis dos processos nos quais ela será utilizada. Segundo ele, os revestimentos também podem contribuir para uma melhor desmoldagem das peças.

 

Os produtos são indicados ainda para aplicação em cabeçotes de extrusão, roscas, pinos extratores e gavetas de moldes, além de equipamentos de corte e furação.

 

#revestimento #molde #injecao



Mais Notícias MM



A Lecar não vai mais produzir carros elétricos, mas sim híbridos.

Montadora brasileira vai redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico.

01/07/2024


SENAI e SESI buscam parcerias com startups em programa de inovação

Inscrições abertas para concurso de projetos de inovação que tem foco na indústria, pelo qual serão disponibilizados R$ 4 milhões.

01/07/2024


Empresas de extrusão buscam atualização tecnológica

Ênfase no atendimento ao setor de embalagens e interesse por tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 são tendências entre as empresas que processam materiais plásticos usando o processo de extrusão.

01/07/2024