A alemã Pilz, com filial em Indaiatuba (SP), está trazendo para o Brasil uma nova versão de um sistema de segurança que atua impedindo a abertura de portas de máquinas operatrizes, tais como centros de usinagem, ou a movimentação de barreiras de proteção de tornos CNC, antes da parada total de ferramentas e/ou partes móveis como castanhas ou cabeçotes angulares.
Trata-se da chave de segurança PSENmech (foto), a qual conta com mini controladores da série PNOZmulti 2, bem como cabeçotes e atuadores 3D posicionados dentro de um compartimento metálico que é à prova d’água, podendo operar normalmente também em ambientes com alto índice de material particulado e/ou gases provenientes de processos de soldagem, entre outros.
O sistema de segurança pode ter seus atuadores em diversas direções, e eles podem ser reconfigurados para cada tipo de aplicação no chão de fábrica. Além disso, os clientes podem consultar a companhia a respeito da instalação e implementação de itens e sistemas complementares, tais como trava de fuga e desbloqueio de emergência.
De acordo com informações da empresa, a atual versão do sistema de segurança apresenta força de bloqueio de 1.500 N, bem como opera de acordo com as diretrizes das normas EN 60947-5-1, EN ISO 13849-1 e EN/IEC 62061. Aplicações que requeiram mais de uma chave de segurança devem ser analisadas junto à companhia
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4942-7013 ou pelo e-mail vendas@pilz.com.br.
Imagem: Pilz
Leia também:
Maquinário brasileiro no mercado internacional
Máquinas multitarefa, automação e conectividade na IMTS
#Pilz #ChavedeSegurança #Usinagem #MM
Mais Notícias MM
Empresa do interior de São Paulo desenvolve e fabrica ferramentas para usinagem customizadas.
31/10/2024
A 1a Semana Industrial Mineira, que acontece este ano, e a 3a Induspar, que será realizada em 2025, vão reunir especialistas e fornecedores de máquinas e equipamentos da indústria de manufatura.
14/10/2024
A Schioppa lançou rodízios que contam com sistema para absorção de impacto e suportam cargas com peso de até 300 kg.
30/09/2024