Começa em 25 de outubro de 2022 uma seleção de projetos voltados para a digitalização de processos produtivos e desenvolvimento de tecnologias para a cadeia de manufatura, que inclui setores como o de usinagem e de serviços de ferramentaria para terceiros, a ser realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
Trata-se do Programa de Fomento Basic Funding Alliance (BFA), o qual tem como proposta incentivar o estabelecimento de parcerias entre empresas, start ups e instituições de pesquisa e ensino, por exemplo, para a realização de trabalhos centrados na inovação digital na indústria.
Em comunicado à imprensa, foi informado que serão analisados projetos sobre a criação de soluções que abranjam a conectividade do chão de fábrica com ambientes virtuais, inteligência artificial, tecnologias 5G e 6G, sistemas de interface para interação homem-máquina, dispositivos ciberfísicos, cibersegurança, tecnologia quântica, além de outros temas, de acordo com os critérios estabelecidos para o programa,.
Segundo Igor Nazareth, diretor de planejamento e relações institucionais da Embrapii, a realização deste projeto também pode contribuir para o desenvolvimento de soluções digitais em setores além da indústria. “As tecnologias disruptivas podem dar origem a significativas mudanças no padrão produtivo da indústria nacional e revolucionar diversos mercados. Há perspectivas de grande impacto na agricultura, saúde, educação, setor de energia e outras áreas”, complementou.
Ainda de acordo com a Embrapii, serão disponibilizados R$ 60 milhões para os projetos, e as instituições responsáveis pelos trabalhos selecionados poderão receber até 90% do custo de desenvolvimento.
Mais informações podem ser obtidas aqui.
Imagem: Freepik
Mais notícias do ramo:
Nova versão do OPC UA integra função de inventário industrial
Estudo aponta “máquina como serviço” como tendência no setor de equipamentos industriais
#Embrapii #InovaçãoDigital #Indústria #MM
Mais Notícias MM
Grupo que representa 13 setores industriais alerta para o risco da invasão de produtos chineses no mercado brasileiro, descrita como um “tsunami” e que pode causar o corte de cerca de 500 bilhões em investimentos nos próximos anos.
30/09/2024
A Confederação Nacional da Indústria elaborou um estudo com detalhes sobre a cadeia de valor do hidrogênio com baixa emissão de carbono, identificando oportunidades para a indústria brasileira.
02/09/2024
Startups poderão inscrever projetos de inovação em programa que tem foco na indústria, pelo qual serão disponibilizados R$ 4 milhões.
02/07/2024