Adalberto Rezende, da redação
Os cuidados com peças usinadas após a sua fabricação consistem em, por exemplo, proteger superfícies com acabamento fino contra o impacto de cavacos, choque com outras peças e/ou contra a ação de intempéries típicas do chão de fábrica, assim como evitar a entrada de sujidades em canais e orifícios.
Já está disponível no mercado brasileiro uma linha de capas feitas de látex e materiais poliméricos que é indicada para a proteção de peças fabricadas por usinagem. As capas, que têm aparência similar à de bexigas, são desenvolvidas pela Capflex, empresa que tem escritório comercial situado em São Paulo (SP) e unidade fabril em Ribeirão Preto (SP).
As capas são comercializadas em versões com diferentes dimensões e cores, as quais podem ser feitas sob encomenda. Elas apresentam alta resistência ao rasgamento e à ação de agentes químicos, além de resistência à radiação ultravioleta (UV), sendo também recomendadas para a proteção de peças usinadas em operações de logística.
Em entrevista concedida à Máquinas e Metais, Sérgio Morales Antelo Filho, gerente geral da companhia, comentou que as capas protetivas proporcionam um fechamento hermético devido à sua aba que tem boa elasticidade. Ele também mencionou que os produtos não sofrem deformação, mesmo se forem submetidos a seguidos esticamentos.
Sobre as cores das capas, o executivo disse que “é comum os clientes optarem por colorações que façam com que as capas se destaquem, que chamem a atenção. Eles podem escolher as cores de acordo com suas normas de segurança e em conformidade com a identidade visual da empresa, por exemplo”.
A companhia também oferece consultoria para o desenvolvimento e aplicação de capas protetivas no setor metalmecânico, bem como treinamento. As capas foram divulgadas na 11ª edição da Tubotech – Feira Internacional de Tubos, Válvulas, Bombas, Conexões e Componentes –, realizada em outubro na capital paulista.
Planos para 2023
As capas desenvolvidas pela Capflex podem ser usadas para a proteção de componentes de ferramental, moldes, extremidades de barras e tubos, peças de motores, entre outros tipos de aplicação. Sérgio comentou que os planos da companhia para 2023 incluem a “formação de parcerias e a condução de trabalhos nas áreas de óleo e gás, agronegócio e veterinária”. Ele também comentou que a empresa já está desenvolvendo protótipos de capas para outros setores.
Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails morales@cutting.com.br e cassio@cutting.com.br.
Imagens: Capflex
Leia também:
Quebra-cavaco, fundamental na escolha da ferramenta de usinagem
Proteção contra ataques cibernéticos no setor metalmecânico
#Capflex #CapasdeProteção #Usinagem #MáquinaseMetais
Mais Notícias MM
A Dalca Brasil desenvolveu para a Ferrosul uma célula robotizada que executa o acabamento de peças usinadas, resultado de um projeto que visa resolver problemas relacionados à demanda por mão de obra especializada.
24/02/2025
O Grupo Andritz lançou serviços que incluem a criação de projetos, construção de parques fabris e automatização de processos produtivos.
27/01/2025
A Avoti atua em projetos de equipamentos de fixação para máquinas de usinagem e está intensificando serviços de consultoria e assistência técnica.
05/12/2024