A norte-americana 168 Manufacturing desenvolveu um sistema que monitora e reabastece de forma automática com fluído refrigerante e lubrificante linhas de máquinas-ferramenta CNC que executam processos como retificação, torneamento, eletroerosão, entre outros.

 

Denominado FullShop (Automated Coolant Management System), o sistema consiste em uma estação de bombeamento centralizada, controlador, coletores de distribuição e um sensor de nível instalado no reservatório de cada máquina-ferramenta. O modelo FS120, por exemplo (foto à direita), é capaz de automatizar o fornecimento de fluido de corte em instalações contendo de 15 a até 120 máquinas CNC, fornecendo em torno de 22 mil litros por dia. Já o modelo FS40 abastece instalações de menor porte, com a mesma produtividade, mas a um custo mais baixo.

 

As taxas de recarga de cada máquina podem ser ajustadas individualmente pelo usuário, conforme a demanda do tipo de trabalho e de peças em processamento. Isso evita que elas operem com baixo nível de refrigerante, o que pode ser danoso ao equipamento, liberando operadores qualificados para tarefas mais sensíveis.

 

Preparado para integração com recursos de indústria 4.0, o FullShop integra recursos como geração de relatórios de tendências analíticas com base nos dados de processo, operações remotas e notificações por e-mail. Cotações podem ser solicitadas aqui.


 

Imagens: 168 Manufacturing


 

 

 

 

Leia também:

 

A usinagem mais sustentável

 

Acordo em prol da digitalização da indústria


#fluidorefrigerante
 



Mais Notícias MM



Novo sistema de controle de robôs industriais conta com IA

A Yaskawa Motoman lançou um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de usinagem. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.

28/10/2024


Usinagem multieixos a laser

A usinagem e o corte a laser se encontram em um sistema desenvolvido pela Aerotech para a fabricação de componentes de pequenas dimensões, mas que exigem precisão em escala inferior à micrométrica.

28/10/2024


Robôs industriais. Já são 4 milhões em operação.

O Relatório Mundial de Robótica 2024, divulgado pela Federação Internacional de Robótica, mostra um aumento significativo na instalação de robôs em diversas regiões. Setor metal mecânico é o terceiro maior usuário.

28/10/2024