A Dormer Pramet, empresa de origem tcheca com subsidiária brasileira em São Paulo (SP), lançou uma nova linha de pastilhas para ferramentas de torneamento, denominada Pramet T9415, com revestimento em nitreto de titânio (TiN) aplicado por deposição química de vapor (CVD, de chemical vapour deposition).

 

Resultado de pesquisas realizadas pela empresa nos últimos dez anos, a linha é a quarta geração da classe MT-CVD, cobrindo uma ampla faixa de aplicações, em substituição a versões anteriores como T9310 e T9315. Com um revestimento 30% mais espesso do que o aplicado na geração anterior, a Pramet T9415 tem potencial para aumentar significativamente a durabilidade das ferramentas de torneamento, aumentando a resistência ao desgaste e suportando velocidades de corte mais altas.

 

Um novo processo de pós-tratamento contribui para aumentar a tenacidade e a estabilidade da aresta de corte, resultando em maior confiabilidade sob condições instáveis de trabalho.

 

A área de encaixe das pastilhas foi modificada visando melhorar melhorar a estabilidade e afastar o calor para longe da aresta de corte, o que contribui para aumentar a vida útil da ferramenta, reduzindo a deformação plástica nas zonas de corte. Já o revestimento dourado do TiN permite que os operadores detectem melhor o desgaste nos flancos das pastilhas.

 

De acordo com informações da Dormer, a nova classe de ferramentas se sobrepõe parcialmente à T9325, e pode ser usada no torneamento de aços.




 

Fotos: Dormer Pramet (via Mepax)


 

Leia também:

 

Novas ferramentas modulares para furação

 

Fresas de topo inteiriças em versão anti-vibração

 

 

#DormerPramet

#pastilhasdeTiN

 



Mais Notícias MM



Novo sistema de controle de robôs industriais conta com IA

A Yaskawa Motoman lançou um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de usinagem. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.

28/10/2024


Usinagem multieixos a laser

A usinagem e o corte a laser se encontram em um sistema desenvolvido pela Aerotech para a fabricação de componentes de pequenas dimensões, mas que exigem precisão em escala inferior à micrométrica.

28/10/2024


Robôs industriais. Já são 4 milhões em operação.

O Relatório Mundial de Robótica 2024, divulgado pela Federação Internacional de Robótica, mostra um aumento significativo na instalação de robôs em diversas regiões. Setor metal mecânico é o terceiro maior usuário.

28/10/2024