A alemã Klingelnberg desenvolveu equipamentos de metrologia de precisão que serão o destaque da empresa no evento mundial dedicado à garantia da qualidade na indústria, a 35ª Control International Trade Fair for Quality Assurance, que acontece em Stuttgart, Alemanha, de 9 a 12 de maio.
O Precision Measuring Center P 152 foi criado para executar a medição de engrenagens de tamanho médio, com um diâmetro externo máximo de 1.520 mm e pesos de até 8 toneladas, como as usadas em geradores de energia eólica. Ao combinar a capacidade de medição de dimensão, forma e posição, o centro torna os princípios operacionais usados em produção de alto volume aplicáveis também a grandes engrenagens.
A base da máquina, com suporte em três pontos, garante que, mesmo quando carregada com peças de trabalho pesadas, ela não tenha a posição angular dos eixos individuais alterada. Assim, mesmo as oscilações de baixa frequência do chão de fábrica podem ser absorvidas com segurança sem o uso de uma fundação para isolamento de vibração. Consequentemente, todas as mudanças visíveis nos resultados da medição podem ser atribuídas ao componente, e não são induzidas pelas condições ambientais.
As medições de circularidade e cilindricidade em elementos de máquinas, cada vez mais importantes, receberam atenção especial, com uma função para medição de rolamento também disponível no P 152.
Os centros de medição da Klingelnberg se baseiam na combinação da metrologia tátil (3D Nanoscan) e da metrologia óptica (Hispeed Optoscan) e estão disponíveis nas linhas P26 e P40, voltados para componentes cilíndricos em geral.
"O passo, a espessura do dente e o batimento radial das engrenagens podem ser medidos opticamente na maioria das engrenagens cilíndricas. Portanto, dependendo do número de dentes, isso reduz o tempo de medição completa da engrenagem em até 40%”, explicou Holger Haybach, chefe de gerenciamento de produtos, centros de medição de precisão (à direita na foto).
Fotos: Klingelnberg
Leia também:
Ferramentas sob medida poderão ser encomendadas via aplicativo
Acompanhando as mudanças da manufatura e da usinagem
Mais Notícias MM
A Yaskawa Motoman lançou um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de usinagem. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
28/10/2024
A usinagem e o corte a laser se encontram em um sistema desenvolvido pela Aerotech para a fabricação de componentes de pequenas dimensões, mas que exigem precisão em escala inferior à micrométrica.
28/10/2024
O Relatório Mundial de Robótica 2024, divulgado pela Federação Internacional de Robótica, mostra um aumento significativo na instalação de robôs em diversas regiões. Setor metal mecânico é o terceiro maior usuário.
28/10/2024