A companhia de origem tcheca Dormer Pramet, com subsidiária brasileira em São Paulo (SP), integrou novas versões de insertos para fresamento de topo ao seu portfólio, os quais são recomendados para trabalhos que envolvam a remoção de material de cantos de peças metálicas, por exemplo.

 


Trata-se da linha de insertos tangenciais negativos Pramet LNEX 12, com quatro arestas de corte. Segundo informações fornecidas à imprensa, estes insertos, que são submetidos à retificação, visando obter a retilineidade de paredes e, assim, produzir cantos com ângulo de 90°, podem ser usados para o fresamento de cantos com profundidade de corte de até 10 mm.


Eles também apresentam ângulo de saída positivo e contam com proteção de aresta estreita, o que, de acordo com a fabricante, proporciona a realização de cortes de forma suave, requerendo menor potência em relação a processos similares. Também podem ser usados para produção de chanfros, entre outras aplicações.


 

Um vídeo que mostra exemplos de uso dos novos insertos pode ser visto a seguir.

 


Os insertos serão comercializados em duas versões, com designs diferentes, sendo os da série com geometria em “F” recomendados para a usinagem de diversos materiais e os com geometria em “M” indicados para operações de semi-desbaste e desbaste de aços e ligas de ferro fundido, entre outras.

 

A Dormer Pramet também divulgou a sua linha de fresas SLN12X, que serão fornecidas em distintos modelos, todas contando com sistema de refrigeração interna. Mais informações podem ser obtidas no site da companhia.


 

Imagens: Dormer Pramet/Divulgação


 

Mais notícias e informações:

 

Seco Tools incorpora impressão 3D à fabricação de ferramentas

 

Guia de fornecedores de caçambas usadas no armazenamento e movimentação de cavacos

 

Peças e ferramentas em metal duro serão impressas em 3D

 

#DormerPramet #Fresamento #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



GloryMaq lança novo torno e aposta no mercado brasileiro

O novo torno de barramento paralelo da GloryMaq possui sistema de avanço que utiliza acionamento direto por fuso de esferas de alta precisão e lubrificação automática centralizada. O lançamento reafirma a aposta da empresa no mercado brasileiro de usinagem.

20/03/2025


Metalpó investe em capacidade produtiva e ESG

Empresa do Grupo Combustol & Metalpó está ampliando em 50% a sua capacidade de produção de peças pelo processo de metalurgia do pó. Indústrias automotiva e de eletrodomésticos estão entre os principais setores consumidores.

10/03/2025


Pesquisas setoriais apontam as perspectivas para a indústria

Dados da CNI e da Abimaq constatam o desempenho da indústria em 2024 e embasam as projeções de crescimento para os próximos meses.

10/02/2025