A Associação Euroéia de Fundição (CAEF), divulgou a última edição da pesquisa “Sentimento da Indústria de Fundição Europeia” (European Foundry Industry Sentiment Indicator, FISI), com base em dados do mês de abril de 2023, sob o título “Consuma o estoque”, em referência à pouca disposição para as compras de peças fundidas, normalmente destinadas à usinagem posterior. O índice registrou a segunda queda consecutiva, com 0,5 ponto abaixo do índice de março.

 

No entanto, as fundições europeias avaliaram recentemente a atual situação dos negócios como melhor do que no mês anterior. As expectativas para os próximos seis meses, por outro lado, são pessimistas, com projeção de piora, o que está em concordância com a percepção geral de recessão no continente europeu.

 

Já o Indicador de Clima Empresarial (Business Climate Indicator, BCI) recuou 0,14 ponto em abril. No geral, as expectativas de preço de venda para o próximo mês estão diminuindo junto com a expectativa de produção para o próximo mês.

 

O FISI é um indicador composto que fornece informações sobre o desempenho da indústria europeia de fundição. É publicado mensalmente pela CAEF e é baseado em respostas de empresas do setor a pesquisas aplicadas. Já o BCI é um indicador publicado pela Comissão Europeia, que avalia mensalmente as condições de desenvolvimento do setor manufatureiro na Zona do Euro e utiliza cinco balanços de opinião de pesquisas setoriais: tendências de produção, carteira de pedidos, carteira de pedidos de exportação, estoques e expectativas de produção.

 

 

Leia também:

 

 

Marcas japonesas unificadas

 

Aumento da produtividade será foco de investimentos

 

#FISI

 



Mais Notícias MM



Solidworks 2025 chega ao Brasil

Nova versão de software para modelamento 3D de peças que serão fabricadas por usinagem chega com recursos atualizados e já está disponível para comercialização.

26/11/2024


Seco Tools lança pastilhas com divisor de cavaco

Nova linha de pastilhas da Seco incorpora recurso que reduz o tamanho dos cavacos e proporciona mais estabilidade ao processo de fresamento.

29/11/2024


Aumento da produção de aços em outubro foi de 16%

O Instituto Aço Brasil divulgou que o setor siderúrgico do País produziu 3,08 milhões de toneladas de aço bruto em outubro.

25/11/2024