Adalberto Rezende, da redação
Uma nova linha de barras laminadoras de rosca passou a integrar o portfólio de produtos da OSG, fabricante de ferramentas para trabalhos complementares à usinagem, com matriz global no Japão e filial brasileira em Bragança Paulista (SP).
O lançamento dessa série de barras laminadoras (foto), que foram divulgadas na Expomafe, faz parte de uma estratégia da companhia que está alinhada aos desenvolvimentos do setor de veículos elétricos, os quais vão demandar peças usinadas que apresentem ranhuras como, por exemplo, eixos de transmissão, engrenagens, entre outros.
Sobre o mercado de peças usinadas para veículos eletrificados, e a respeito das barras recém-lançadas, Vinícius Stychnicki, supervisor geral de vendas da OSG, que concedeu entrevista à Máquinas e Metais, comentou que “apesar do fato de os carros elétricos não necessitarem de diversas peças que vemos hoje em dia nos automóveis a combustão, eles ainda vão precisar de, por exemplo, eixos com partes ranhuradas, para transmissão ou para o encaixe de componentes do sistema de freios, além de outros. E é nesse ponto que as barras laminadoras entram”.
Vinícius também disse que os equipamentos podem ser usados para a produção de ranhuras em peças ocas, um tipo de componente que, nas palavras dele, “atende aos requisitos de redução de peso dos veículos, o que é, sem dúvida, uma das exigências do setor de mobilidade elétrica. E do ramo de veículos a combustão, também”.
Estrias e reafiação de ranhuras
Além disso, as barras laminadoras podem ser usadas em operações que requeiram a preservação das dimensões de ranhuras já feitas em extremidades de peças que serão submetidas a tratamentos térmicos. Isso também se aplica a trabalhos que envolvam o redimensionamento de estrias presentes em peças usinadas.
Segundo informações da empresa, as suas barras laminadoras se dividem em versões feitas de aço-ferramenta tratado termicamente e retificado, sendo a sua capacidade de trabalho de até 250 mil ciclos antes que seja necessária a reafiação ou substituição, o que vai depender, de acordo com o entrevistado, do tipo de aplicação à qual as ferramentas serão submetidas.
Vinícius concluiu dizendo que os clientes podem contar com assistência técnica e treinamento para uso das novas barras no Brasil. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4481-7761 e pelo e-mail vendas@osg.com.br.
Imagens: OSG
Confira mais notícias:
Sistema de gestão de ferramentas previne paradas e reduz custos
Comparação da vida de brocas com e sem revestimento na furação do erro fundido CGI450
#OSG #BarrasLaminadoras #VeículosElétricos #MáquinaseMetais
Mais Notícias MM
A Index iniciou atividades em seu centro tecnológico situado no interior de SP e desenvolveu um sistema automatizado que opera em conjunto com tornos universais que fazem parte do seu portfólio. O novo espaço também está disponível para instituições de pesquisa e ensino.
12/11/2024
Foi lançado pela ABM e a Editora Blucher um livro que tem a siderurgia como tema principal, o qual traz também informações sobre o processo de lingotamento contínuo de aços, usado para fabricação de barras e blocos que serão usinados.
11/11/2024
A Yaskawa Motoman lançou um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de usinagem. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
28/10/2024