A MAQ, empresa sueca especializada em sistemas antivibração e ferramentas para o segmento de usinagem, desenvolveu um porta-ferramentas denominado STMD, sigla que vem das iniciais de self-tuning mass damper, algo como “amortecedor de massa auto-ajustável”. Ao proporcionar estabilidade à ferramenta de corte, o sistema permite a execução de operações de usinagem externa e interna de acabamento dificilmente alcançáveis, com grau de rugosidade na faixa de 0,3 mícrons, típica de operações de polimento ou lapidação.

 

As operações de usinagem usando ferramentas de alta relação comprimento/diâmetro (L/D) têm os problemas de vibração mais intensos, embora as ferramentas com balanço curto também apresentem o mesmo problema, mas um pouco menos intenso.

 

O problema é a mudança da frequência de vibração devido às mudanças nas condições de corte (desgaste da ferramenta, desgaste nas juntas, variação dos materiais da peça, mudanças no setup de usinagem, etc). Até agora foi necessário ajustar a ferramenta para uma determinada condição, de forma a otimizar seu desempenho. Isso funciona bem se a frequência de vibração não mudar. Quando se usa uma barra antivibratória tradicional e a vibração sai da janela operacional, a ferramenta pode agravar o problema de vibração, em vez de melhorar.

 

O porta-ferramentas da MAQ é construído com dois anéis poliméricos que ajustam a rigidez do conjunto conforme a frequência detectada (foto ao lado), reduzindo o nível de vibração na usinagem. Isso permite o ajuste automático do amortecedor de massa.

 

Como consequência da redução da vibração, é possível obter melhor acabamento superficial para as peças usinadas e dispensar operações secundárias de polimento, por exemplo. A redução do desgaste é outra consequência favorável do uso do STMD.

 

O vídeo abaixo mostra o porta-ferramenta durante uma operação de usinagem de acabamento com ferramenta diamantada:

 

 

 

 

A empresa não possui representação no Brasil, mas a lista de distribuidores está disponível aqui.


Imagem: MAQ


 

Leia também:

 

Braço portátil para medição 3D chega ao mercado

 

Sistema de gestão de ferramentas previne paradas e reduz custos

 

 

 

#MAQ



Mais Notícias MM



Equipamento recicla alumínio e areia dos moldes de fundição

Sistema de peneiras e triturador permite recuperar o alumínio retido em grumos de areia após a fundição de peças.

16/03/2025


DMG Mori exibe novas tecnologias de usinagem em open house na Alemanha

O evento anual da desenvolvedora de máquinas-ferramentas acontece em fevereiro, na unidade da empresa em Pfronten, que concentra boa parte do conhecimento aplicado ao desenvolvimento de tecnologia de usinagem.

27/01/2025


Processo híbrido favorece a fabricação de estruturas leves

Pesquisadores de duas instituições alemãs estão desenvolvendo um processo de fundição híbrido que une as características do alumínio aos polímeros reforçados com fibra de carbono. Espera-se que os resultados sejam acessíveis a pequenas e médias empresas do setor metal mecânico, para que elas se capacitem a produzir componentes leves para o setor automobilístico e aeronáutico.

27/01/2025