Adalberto Rezende, da redação
Um sistema de inteligência artificial que pode coletar dados provenientes de processos produtivos do chão de fábrica em tempo real foi desenvolvido pela MAP Intelligence (Manaus, AM), que contou com o apoio da Agência Brasileira do Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Bertha Capital.
Trata-se do assistente virtual inteligente “Wisdom Maker”, que está sendo implementado em um parque fabril onde são produzidas rodas metálicas – envolvendo processos de usinagem, corte e conformação e fundição de metais –, em Vinhedo (SP), e já é utilizado em uma linha de produção de componentes plásticos na capital amazonense.
Neste último caso, Manuel Cardoso, diretor-executivo da MAP Intelligence, que concedeu entrevista à Máquinas e Metais, explicou que a base de dados da fabricante de componentes plásticos está ligada à base de conhecimento do assistente virtual inteligente, de forma que o sistema atue em tempo real em operações de gestão de processos, por exemplo.
Sobre o uso de IA na fabricação de peças e componentes metálicos, abrangendo usinagem, fresamento, furação, soldagem, entre outros, Manuel deu alguns exemplos de como essa tecnologia pode ser implementada no setor metalmecânico. Nas palavras dele, “no processo que envolve a usinagem de metais pode haver a influência das condições ambientais do local de trabalho, tais como temperatura da peça, do ar, nível de umidade etc. Ou seja, são muitas informações a serem processadas e parâmetros a serem ajustados em pouco tempo, e é aí que entra a IA, que pode contribuir para que essa massa de dados seja utilizada de forma eficaz nesse curto período de tempo”. Sobre isso, o executivo sugeriu o uso de câmera termográfica e sensores para coleta de dados referentes às condições do local de trabalho, que também podem ser gerenciados com o auxílio do Wisdom Maker.
Além disso, o entrevistado comentou que o assistente virtual inteligente pode ser usado para auxiliar o operador da máquina de usinagem na gestão de dados provenientes do processo que envolve a peça como, por exemplo, “aleatoriedade de formatos de corte conforme o tipo de produtos que estão sendo fabricados, e será útil no gerenciamento e programação do setup da máquina”, complementou.
Uso de IA e EPIs
O assistente virtual inteligente Wisdom Maker também pode ser usado na prevenção de acidentes em parques fabris. Manuel Cardoso comentou que o sistema de IA pode operar junto com EPIs inteligentes.
Ele comentou que trabalhos nesse sentido já vêm sendo realizados e deu como exemplo o uso de inteligência artificial conectada a um tipo de tiara cuja função é, de acordo com o executivo, “monitorar o nível de fadiga de um colaborador para que, se for constatado um alto nível, ele seja retirado do local de trabalho antes que aconteça um acidente”.
Ainda de acordo com Manuel, é fundamental que os colaboradores interajam com o sistema de IA, o que “fará com que o assistente virtual inteligente aprenda cada vez mais e que o banco de dados da companhia fique cada vez mais completo. Quando dizem que as melhorias foram conseguidas graças à IA, eu digo que foram conseguidas graças às pessoas, porque a IA é uma ferramenta justamente desenvolvida para que os colaboradores a usem visando maximizar a produção da fábrica”, concluiu.
Mais informações podem ser obtidas pelo site da MAP Intelligence.
Imagens: Freepik
Mais notícias:
Empresas do setor metalmecânico procuram representantes no Brasil
Melhor controle de vibração nas operações de mandrilamento
Fabricante de barras laminadoras de rosca aposta no mercado de carros elétricos
#MAPIntelligence #IA #MáquinaseMetais
Mais Notícias MM
Nova versão de software para modelamento 3D de peças que serão fabricadas por usinagem chega com recursos atualizados e já está disponível para comercialização.
26/11/2024
Nova linha de pastilhas da Seco incorpora recurso que reduz o tamanho dos cavacos e proporciona mais estabilidade ao processo de fresamento.
29/11/2024
A Yaskawa Motoman lançou um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de usinagem. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
28/10/2024