O Instituto Fraunhofer para Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU), em Chemnitz (Alemanha), está desenvolvendo sistemas de inspeção baseados em inteligência artificial (IA) que eliminam a necessidade de remoção das peças da máquina para fins de teste. O método é aplicável a diferentes processos industriais, incluindo a usinagem de componentes por processos como furação, torneamento ou fresamento.

 

A previsão de qualidade se baseia na instalação de sensores e na sua conexão com sistemas de análise concebidos conforme as características de cada processo. Na furação, por exemplo, sensores podem fornecer parâmetros como rotação, taxa de avanço e vibração, as quais são relacionadas ao resultado esperado, permitindo obter uma avaliação de qualidade sem a necessidade de destruir a peça para medição.

 

Em todos os cenários de aplicação, a IA pode ser utilizada diretamente no processo de fabricação (em linha) para monitorar todo o lote de peças, o que é muito mais seguro do que as inspeções feitas por amostragem.


 

Para treinar vários modelos de inteligência artificial (IA), em muitas aplicações diferentes, são associados conjuntos de dados relacionados à peça ideal e dados relacionados ao processo, usando-se técnicas de computação de borda (edge computing), tipo de arquitetura de tecnologia da informação que se caracteriza pelo processamento dos dados o mais próximo possível da sua fonte, neste caso, as máquinas.

 

Os sistemas podem ainda ser úteis no controle de parâmetros de entrada do processo, com a finalidade de evitar desperdícios ou reduzir o consumo de energia na produção sem comprometer a qualidade das peças finais.

 

Foto:Fraunhofer IWU

 

Leia também:

 

Sistema de gestão de ferramentas previne paradas e reduz custos

 

Programa europeu promove a inteligência artificial na indústria metalúrgica

 

 

#IWU

 

 

 

 

 

 

 

 



Mais Notícias MM



Robôs industriais da Mitsubishi Electric em novos modelos no Brasil

Com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg, dois novos robôs já estão disponíveis para comercialização.

20/03/2025


Mais produtividade para as operações de desbaste e brunimento

Pesquisadores de engenharia mecânica de Hannover estão desenvolvendo uma ferramenta de controle do processo combinado de desbaste e brunimento, visando tornar mais eficiente e produtiva a fabricação de cilindros para sistemas pneumáticos e hidráulicos.

20/03/2025


Simulação da usinagem de peças médicas aprimorada com IA

Software para simulação de usinagem da Hexagon passou a contar com recursos de inteligência artificial que aprende e sugere estratégias de fabricação de peças como próteses e placas ósseas.

10/03/2025