A norte-americana Hyperion Materials & Technologies desenvolveu uma linha de hastes de carbeto de tungstênio contendo canais de refrigeração para fabricação de ferramentas de usinagem como brocas e fresas.
As hastes de metal duro estão organizadas em três séries: alto desempenho, aplicação específica e uso geral, podendo ser especificadas conforme os requisitos das operações de furação ou fresamento em que serão empregadas as ferramentas construídas com elas.
As hastes contendo canais internos de refrigeração para fabricação de ferramentas rotativas têm o potencial de aumentar a vida útil das ferramentas, aumentar a velocidade de corte e promover melhor acabamento superficial e precisão dimensional. A extração de cavacos também seria beneficiada pela dissipação de calor que as hastes proporcionam.
A aquisição da fabricante alemã Arno Friedrichs Hartmetall (AFC) acelerou a criação e o aperfeiçoamento dos produtos da Hyperion, cuja linha conta também com outros materiais duros e superduros para fabricação de ferramentas, tais como nitreto de boro e diamante policristalino.
Imagem: Hyperion
Leia também:
Vink lança novos agentes biocidas para fluidos de corte
Porta-pinças para rosqueamento em versão mini
#carbetodetungstênio
#brocasefresas
Mais Notícias MM
A Index iniciou atividades em seu centro tecnológico situado no interior de SP e desenvolveu um sistema automatizado que opera em conjunto com tornos universais que fazem parte do seu portfólio. O novo espaço também está disponível para instituições de pesquisa e ensino.
12/11/2024
Foi lançado pela ABM e a Editora Blucher um livro que tem a siderurgia como tema principal, o qual traz também informações sobre o processo de lingotamento contínuo de aços, usado para fabricação de barras e blocos que serão usinados.
11/11/2024
A Yaskawa Motoman lançou um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de usinagem. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
28/10/2024