A companhia Bajaj Auto Limited vai construir a sua primeira fábrica de motocicletas no País, na cidade de Manaus (AM). Será a primeira unidade fabril da empresa fora da Índia, onde atualmente se encontra a sua rede de fábricas.
Conforme foi informado à imprensa, a capacidade produtiva anual da futura fábrica será de 20 mil motocicletas, e o investimento na planta abrangerá a aquisição de equipamentos industriais, o que pode ser uma boa oportunidade para fornecedores de centros de usinagem, tornos e máquinas para trabalhos nesta área, assim como para ferramentarias, em caso de a companhia incluir a nacionalização de peças e componentes para motocicletas em seus planos, por exemplo.
Alguns modelos de motocicletas de 160, 200 e 400 cc fornecidas pela empresa indiana já estão disponíveis para comercialização no Brasil, as quais são montadas no Polo Industrial do município amazonense. Isso é feito, de acordo com Rakesh Sharma, diretor-executivo da Bajaj, por meio de uma parceria estabelecida com a empresa Dafra.
O executivo comentou sobre alguns fatores que definiram a estratégia da empresa: “o Brasil é muito diferente de outros mercados nos quais atuamos por meio de distribuidores devido ao seu tamanho e à sua complexidade. Isso requer uma visão de longo prazo. Por isso, desde o início entendemos que o melhor modelo de negócio seria ter uma subsidiária local, e a construção da fábrica própria é a continuidade da nossa estratégia”.
Também foi informado à imprensa que o início das atividades na futura fábrica está previsto para os próximos 12 meses. O contato com a companhia pode ser feito pelo e-mail contato@bajajauto.co.in.
Imagem: Bajaj Auto Limited/Divulgação.
Confira mais notícias:
Taubaté terá fábrica de aeronaves elétricas
Projeto visa fabricar ferramental em cinco dias usando impressão 3D
Programa visa aumentar a competitividade de ferramentarias no Brasil
#BajajAutoLimited #Dafra #MáquinaseMetais
Mais Notícias MM
O Relatório Mundial de Robótica 2024, divulgado pela Federação Internacional de Robótica, mostra um aumento significativo na instalação de robôs em diversas regiões. Setor metal mecânico é o terceiro maior usuário.
28/10/2024
Montadora brasileira vai consumir anualmente 12.000 motores híbridos fabricados na planta da HORSE em Curitiba (PR).
30/09/2024
Grupo que representa 13 setores industriais alerta para o risco da invasão de produtos chineses no mercado brasileiro, descrita como um “tsunami” e que pode causar o corte de cerca de 500 bilhões em investimentos nos próximos anos.
30/09/2024