A norte-americana Avient (Itupeva, SP) desenvolveu uma tecnologia de barreira ativa para garrafas de poli(tereftalato de etileno) (PET) monocamadas que é compatível com processos de reciclagem mecânica.

Denominados ColorMatrix Capture Oxygen Scavenger, os aditivos promovem a formação de uma barreira ativa contra a entrada de oxigênio, ajudando a melhorar a proteção do produto e prolongar a vida útil. São aplicáveis em formulações de PET reciclado, e também não interferem na sua reciclagem posterior.

 

A barreira de oxigênio que se forma é totalmente não compromete o nível de transparência do material, permitindo o uso de maior conteúdo de rPET em novos produtos. Os aditivos podem ser usados também nas tampas dos frascos.

 

A tecnologia foi desenvolvida em 2021 e está em fase de testes com grandes proprietários de marcas, tendo se mostrado eficaz com PET reciclado em teores de 25% até 100%.


 

Imagem: Avient


 

Leia também:

 

Manutenção de moldes para plásticos

 

Fabricado no Brasil: desumidificador usa ar comprimido residual na secagem de resina

#Avient


 


 



Mais Notícias MM



A Lecar não vai mais produzir carros elétricos, mas sim híbridos.

Montadora brasileira vai redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico.

01/07/2024


SENAI e SESI buscam parcerias com startups em programa de inovação

Inscrições abertas para concurso de projetos de inovação que tem foco na indústria, pelo qual serão disponibilizados R$ 4 milhões.

01/07/2024


Empresas de extrusão buscam atualização tecnológica

Ênfase no atendimento ao setor de embalagens e interesse por tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 são tendências entre as empresas que processam materiais plásticos usando o processo de extrusão.

01/07/2024