A suíça GF Machining Solutions, com subsidiária brasileira em São Paulo (SP), está lançando o primeiro modelo de sua nova série Agie Charmilles CUT F de máquinas de eletroerosão a fio (EDM).
A nova AgieCharmilles (marca adquirida pela GF) CUT F 350/600 foi projetada incorporando tecnologias inovadoras da empresa, com recursos digitais que incluem a interface Uniqua, as funções ISPS e iWire e o sistema RFID Smart Wire, descritos a seguir.
A interface intuitiva homem/máquina (IHM) Uniqua possui tela vertical sensível ao toque de 19 polegadas, teclado e mouse, e é compatível com arquivos antigos de vários fabricantes de EDM. Com programação off-line, funcionalidade baseada em ISO e programação orientada a objetos, o Uniqua possui também uma poderosa ferramenta gráfica que assegura a compatibilidade com os principais programas CAD/CAM.
Já a função iWire da CUT F 600 identifica e adapta automaticamente a velocidade do fio para mudar as condições de altura de erosão durante o processo de corte. Esse recurso elimina a quebra e reduz o consumo geral de fio por trabalho, em alguns casos em até 29%, de acordo com informações da fabricante. Esta função atua em conjunto com o Intelligent Spark Protection System (ISPS), um sistema de controle que reconhece exatamente onde as faíscas estão ocorrendo durante o processo, medindo e identificando a posição de cada centelha ao longo do fio. O recurso permite que o sistema otimize a altura de corte e adapte a velocidade de alimentação do fio automaticamente, reduzindo as chances de quebra do fio.
Recurso adicional, o sistema Smart Wire lê as características do fio por meio de radiofrequência (RFID), assim como outros dados relacionados à rastreabilidade. A exatidão do passo, a precisão, a confiabilidade e a estabilidade geral do processo são asseguradas pela estabilização térmica dos leitores ópticos de eixo, além do uso de fusos de esfera de alta qualidade no sistema de movimentação e posicionamento.
Imagens: GF
Leia também:
Nova linha de sistemas de visão será distribuída no mercado brasileiro
Novo CNC da Okuma vai construir gêmeo digital diretamente na máquina
#EDM
#eletroerosãoafio
#GF
Mais Notícias MM
A Index iniciou atividades em seu centro tecnológico situado no interior de SP e desenvolveu um sistema automatizado que opera em conjunto com tornos universais que fazem parte do seu portfólio. O novo espaço também está disponível para instituições de pesquisa e ensino.
12/11/2024
Foi lançado pela ABM e a Editora Blucher um livro que tem a siderurgia como tema principal, o qual traz também informações sobre o processo de lingotamento contínuo de aços, usado para fabricação de barras e blocos que serão usinados.
11/11/2024
A Yaskawa Motoman lançou um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de usinagem. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
28/10/2024