Entrou em operação uma usina de produção de vapor oriundo de biomassa que vai fornecer energia para a unidade fabril de poli(cloreto de vinila) (PVC) da Braskem situada em Marechal Deodoro (AL). O Grupo Veolia, com matriz na França e escritório em São Paulo (SP), participou do projeto de construção e implantação da nova usina.

As companhias parceiras vêm trabalhando neste projeto desde 2021, e têm como objetivo produzir anualmente 900 mil toneladas de vapor, assim como reduzir a emissão de CO2 em aproximadamente 150 mil toneladas/ano. Foi informado à imprensa que o investimento neste sentido gira em torno de R$ 400 milhões.

Além disso, a parceria abrange o desenvolvimento de projetos focados na inserção de resíduos como, por exemplo, pellets em processos produtivos, e ainda a gestão de áreas voltadas para o plantio, manutenção de florestas e de espaços para a preparação de biomassa e reúso de água em operações industriais como purga de caldeiras, entre outros.

 

Comentando mais sobre este assunto, Francisco Dal Rio, diretor de operações da Veolia no Brasil, disse: “Vamos aliar tecnologia e capacidade humana para gerenciar ativos. Investimos em sistemas de supervisão locais integrados com nosso centro de inteligência Hubgrade para o monitoramento remoto da performance dos sistemas. Também vamos monitorar via satélite nossas florestas, e o sistema logístico de transporte e armazenamento”.

 

Imagem: Veolia/Divulgação.

 

Leia também:

 

A influência da erva-mate e do ácido málico nas propriedades de filmes de fécula de batata

 

Problemas ambientais alteram a dinâmica do mercado de resinas

 

#Biomassa #GrupoVeolia #Braskem #PlásticoIndustrial



Mais Notícias MM



A Lecar não vai mais produzir carros elétricos, mas sim híbridos.

Montadora brasileira vai redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico.

01/07/2024


SENAI e SESI buscam parcerias com startups em programa de inovação

Inscrições abertas para concurso de projetos de inovação que tem foco na indústria, pelo qual serão disponibilizados R$ 4 milhões.

01/07/2024


Empresas de extrusão buscam atualização tecnológica

Ênfase no atendimento ao setor de embalagens e interesse por tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 são tendências entre as empresas que processam materiais plásticos usando o processo de extrusão.

01/07/2024