Adalberto Rezende, da redação.
A Human Robotics, empresa especializada na fabricação de autômatos com sede em Curitiba (PR), desenvolveu o robô industrial Robios Cargo, que pode transportar cargas com peso de até 50 kg e atuar de forma autônoma no chão de fábrica. Ele conta com bandejas ajustáveis e é indicado para trabalhos que envolvam a movimentação de peças metálicas fabricadas em centros de usinagem e tornos, por exemplo.
O fundador e CEO da companhia, Olivier Smadja, e a coordenadora de marketing, Larissa Felix, comentaram sobre algumas das características do novo robô em entrevista concedida à Máquinas e Metais. O modelo pode receber comandos por voz e ser controlado por dispositivos eletrônicos como joystick, o que dependerá do tipo de programação estabelecida e do trabalho a ser realizado.
Um detalhe notório do Robios é a sua interface amigável que, além de contar com tela sensível ao toque (touch screen), consiste em um monitor onde são reproduzidos os traços estilizados de um rosto humano, como é mostrado na imagem abaixo, ao lado de Olivier. O CEO comentou que este projeto foi desenvolvido visando ao “fortalecimento da empatia entre as equipes de profissionais que vão utilizar o robô, de forma que ele seja considerado um membro do time e não apenas um equipamento”.
Sistema de segurança para parada imediata e sensores para detecção de obstáculos também fazem parte da configuração do robô. Larissa explicou que ele pode operar integrado a sistemas de CRM e softwares, assim como a sistemas de identificação por radiofrequência (RFID), entre outros. Os entrevistados também disseram que o robô pode operar em ambientes com temperatura de -5 a 50 ºC e tem bateria com autonomia de 12 horas.
Também é comercializada pela companhia uma estação de recarga para onde o Robios vai sozinho assim que detecta a proximidade do fim da carga de sua bateria, o que requer um tipo de programação específica.
Autômatos poderão carregar até 150 kg
Robôs em versões com capacidade para transportar peças com peso de 100 e 150 kg estão sendo desenvolvidos pela Human Robotics. De acordo com Olivier, os clientes podem contar com treinamento e serviços de assistência técnica, e também podem consultar a companhia sobre a realização de testes no chão de fábrica.
Segundo o executivo, “providenciamos ensaios no ambiente fabril para mostrar para o cliente que a nossa solução pode atender às suas necessidades. Assim, podemos implantar um robô lá e deixar que ele opere por alguns meses, por exemplo”, concluiu.
Imagens: Human Robotics/Divulgação.
___________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Mais conteúdo:
Go4 robotics incentiva o uso de robôs na indústria
Compressão a quente do aço SAE1045: prática versus simulação computacional
#HumanRobotics #MáquinaseMetais #Robô #Mercado
Mais Notícias MM
A Yaskawa Motoman lançou um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de usinagem. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
28/10/2024
O Relatório Mundial de Robótica 2024, divulgado pela Federação Internacional de Robótica, mostra um aumento significativo na instalação de robôs em diversas regiões. Setor metal mecânico é o terceiro maior usuário.
28/10/2024
Trumpf e SiMa.ai anunciaram o início de uma parceria estratégica para desenvolver sistemas a laser com inteligência artificial.
05/08/2024