Adalberto Rezende, da redação.


 

Implantar uma “mini fábrica” com injetoras em sua planta industrial em São Paulo (SP) é um dos objetivos da Chen Hsong South America, filial brasileira da fabricante de injetoras Chen Hsong que tem escritório central na China. A ideia é estabelecer um centro de treinamento sobre processos de injeção para clientes, bem como para pesquisadores, educadores e estudantes de áreas ligadas à indústria de transformação de plásticos.

 

Este projeto e o uso de inteligência artificial (IA) para auxiliar processos de injeção, e a venda de 300 injetoras à fabricante de veículos elétricos BYD, na China, foram alguns temas comentados por Luis Guerra, gerente comercial da Chen Hsong South America, que concedeu entrevista à Plástico Industrial.


Modelos de injetoras da Chen Hsong que foram adquiridos pela fabricante de veículos elétricos BYD. Imagem: Chen Hsong/Divulgação

 

Em se tratando da implantação do centro de treinamento, o executivo explicou que um dos objetivos é estabelecer parcerias com instituições de pesquisa e ensino como colégios técnicos, universidades e outros centros de capacitação. Isso inclui a formação de consórcios com, por exemplo, fornecedores de robôs industriais, sistemas automatizados para o chão de fábrica e tecnologias facilitadoras para o processamento de polímeros, entre outros.

 

Nas palavras dele: “Estamos investindo em um centro técnico, ou seja, estamos estabelecendo um espaço para treinamento que, de acordo com o nosso projeto, vai se tornar uma ‘mini fábrica’ instalada dentro do complexo da Chen Hsong South America. Além disso, pretendemos atuar em diferentes frentes de trabalho que consistem na capacitação de profissionais do setor de injeção de plásticos, envolvendo também a resolução de problemas típicos do processamento de plásticos”.

 

Ainda no que diz respeito à capacitação de profissionais, Luis comentou sobre um dos principais desafios enfrentados pela companhia: “A falta de pessoas qualificadas para a operação de máquinas injetoras, assim como para a manutenção e supervisão de equipamentos e linhas de produção como um todo”, complementou.


 

IA para auxiliar processos de injeção

 

A Chen Hsong South America segue investindo no uso de inteligência artificial (IA) para o monitoramento de injetoras operantes em unidades fabris brasileiras, o que faz parte de um programa que visa otimizar os processos produtivos de empresas do setor de plásticos, fruto de uma parceria entre especialistas em máquinas industriais e sistemas digitais.

 

O entrevistado salientou que a utilização de vídeos curtos que trazem sugestões de como resolver problemas de injeção de plásticos tem se mostrado “um recurso eficaz em nosso dia a dia”, e concluiu dizendo que a empresa também está estudando a possibilidade de produção de vídeos explicativos com maior duração, um tópico que, nas palavras dele, requer “uma análise aprofundada, já que isso implicaria em planejamento alinhado com as nossas crescentes demandas. Nossa ideia não é só vender máquinas, mas também fornecer soluções para o mercado”.


 

Novas injetoras na fábrica de veículos elétricos

 

No que tange à aquisição de 300 injetoras pela BYD, que está em andamento na China, Luis disse que as máquinas fornecidas variam em modelos de 1.450 a 3.000 toneladas, as quais poderão ser usadas para a fabricação de para-choques, aerofólios e forros de porta para veículos elétricos, por exemplo. Segundo informações fornecidas pelo gerente comercial, o investimento da BYD na compra das novas injetoras é de RS$ 75 milhões. 

 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail luisguerra@chenhsong.com.br e pelo telefone (11) 4341-7478.

__________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________

 

Mais notícias:

 

Reciclagem avançada de PET, da universidade para o mercado

 

Lecar vai lançar seu primeiro automóvel elétrico no final deste ano

 

Análise da eficiência energética de injetoras em operações sob carga parcial

 

#ChenHsong #BYD #PlásticoIndustrial #Injetoras



Mais Notícias MM



A Lecar não vai mais produzir carros elétricos, mas sim híbridos.

Montadora brasileira vai redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico.

01/07/2024


Empresas de extrusão buscam atualização tecnológica

Ênfase no atendimento ao setor de embalagens e interesse por tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 são tendências entre as empresas que processam materiais plásticos usando o processo de extrusão.

01/07/2024


Consumo de PVC aumentou entre 2022 e 2023

Pesquisa do IBPVC e da MaxiQuim revelou que o consumo aparente de PVC no País, nos dois últimos anos, passou de 1.024 para 1.122 toneladas.

25/06/2024