A austríaca Lindner, com subsidiária em São Paulo (SP), forneceu recentemente para a empresa lituana Virginijus ir Ko in Plunge um sistema para a reciclagem de big bags que transforma resíduos em grânulos de alta qualidade.

 

A central de reciclagem Virginijus ir Ko, no oeste da Lituânia, atua na gestão e reciclagem de resíduos há mais de 20 anos, processando anualmente cerca de 35.000 toneladas de materiais potencialmente recicláveis. Predominam resíduos da agricultura, incluindo filmes agrícolas e uma grande quantidade de big bags. “Percebemos que a reciclagem de big bags é uma questão muito complexa”, explicou Virginijus Skublickas, dretor geral da Virginijus ir Ko.

 

Os big bags são geralmente feitos de polipropileno (PP) e são extremamente resistentes a rasgos, desgaste, cortes e arranhões, características positivas, mas que tornam o processo de reciclagem muito exigente. Toda a cadeia de processo deve ser coordenada com precisão para manter o mais baixo possível o teor de partículas finas e garantir um alto nível de pureza do material.

 

Assim como acontece com muitos processos de reciclagem de plásticos, a primeira fase, de trituração, é a mais importante para a reciclagem de big bags. O equipamento comissionado para isso foi o triturador da série Micromat, particularmente potente e resistente a materiais não trituráveis, cujo sistema de corte foi especialmente projetado para a trituração de big bags. Facas especiais e uma contrafaca ajustável garantem alta produtividade”, afirmou Frederico Hartmann, diretor comercial da Lindner para a América Latina.

 

Nas etapas subsequentes do processo, o foco principal é remover suavemente as impurezas remanescentes e secar o material”, acrescentou Hartmann. O sistema de pré-lavagem ‘Rafter’ patenteado pela Lindner Washtech, com baixa velocidade, de aproximadamente 60 rpm, é responsável por remover materiais densos como pedras e areia, por exemplo. Até 90% de toda a sujeira e contaminantes podem ser extraídos nesta primeira etapa de lavagem. Nos processos subsequentes, os flocos de big bag pré-lavados podem ser processados, evitando perdas de material por partículas finas.

 

Após a limpeza, o material deve ser preparado na unidade de secagem para o processo de extrusão. A secagem dos materiais é feita usando o secador mecânico da série Loop Dryer, desenvolvido com ferramentas que evitam grandes tensões no material devido ao atrito. “O secador também possui um conversor de frequência para que a velocidade possa ser ajustada e controlada adequadamente”, explicou Hartmann. A instalação completa conta ainda com um sistema de tratamento de águas de processo e com uma unidade extrusora com sistema de eliminação de odores. Inaugurada em 2023, a linha da Virginijus está produzindo grânulos de PP de alta qualidade há seis meses.

 

 

 _______________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________



 

 

 

Imagens: Lindner

 

 

Leia também:

 

 

Reciclagem do plástico é tema de livro com nova edição

 

 

Pesquisa aponta: Sule Sudeste reciclaram mais plásticos pós-consumo em 2022



Mais Notícias MM



Empresas firmam acordo para estruturar redes de reciclagem

Gerenciar redes de reciclagem de resíduos gerados pela produção de cartões plásticos do Grupo UP no Brasil é o objetivo da eureciclo.

25/06/2024


Espectrômetro portátil analisa filmes multicamadas para fins de reciclagem

O trinamiX, da BASF, foi atualizado para fazer a identificação imediata de mais de 30 tipos de plásticos com base na espectroscopia de infravermelho próximo (NIR), para fins de reciclagem. Nova versão inclui filmes multimateriais.

25/06/2024


Embalagens especiais fabricadas com sobras de plástico

Empresa da Região do Grande ABC investe no reaproveitamento de sobras de plástico para fabricar novas embalagens.

03/06/2024