A Braskem anunciou a realização de um acordo colaborativo com um centro de pesquisa francês com foco no desenvolvimento de novas soluções sustentáveis, inovadoras e economicamente viáveis para a indústria.

 

De acordo com informações da companhia brasileira, o projeto – com duração prevista de três anos – possui mais de 50 parceiros estrangeiros e está alinhado com seu compromisso de promover a sustentabilidade na cadeia do plástico, tendo como principal objetivo a aceleração do desenvolvimento da biotecnologia industrial e promoção da bioeconomia. Segundo Mateus Schreiner Garcez Lopes, responsável por Inovação em Tecnologias Renováveis da Braskem, isso é possível a partir da colaboração com iniciativas que utilizem a química e materiais renováveis como ferramentas de captura de carbono.

 

A parceria se estabeleceu com o centro de pesquisa Toulouse White Biotechnology – TWB (França), especialista em projetos científicos que utiliza a inteligência coletiva para impulsionar vínculos pioneiros entre pesquisadores, grupos industriais e investidores, acelerando o desenvolvimento de novas tecnologias químicas renováveis e sua implementação em indústrias ecologicamente responsáveis.

 

Sob orientação de líderes de pesquisa de ambas as envolvidas, nove pesquisadores do Laboratório de Engenharia de Sistemas e Processos Biológicos do Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse utilizarão a estrutura do TWB para alavancar os resultados esperados.

 

#bioplastico #consorcioeuropeu #plastic



Mais Notícias MM



A Lecar não vai mais produzir carros elétricos, mas sim híbridos.

Montadora brasileira vai redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico.

01/07/2024


SENAI e SESI buscam parcerias com startups em programa de inovação

Inscrições abertas para concurso de projetos de inovação que tem foco na indústria, pelo qual serão disponibilizados R$ 4 milhões.

01/07/2024


Empresas de extrusão buscam atualização tecnológica

Ênfase no atendimento ao setor de embalagens e interesse por tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 são tendências entre as empresas que processam materiais plásticos usando o processo de extrusão.

01/07/2024