A Escola LF (São Paulo, SP), especializada em cursos técnicos profissionalizantes para o setor de plásticos, vai iniciar uma nova modalidade de treinamento, que será ministrado de forma presencial, mas com transmissão ao vivo para alunos de outras localidades. O novo modelo vai contar com dois instrutores trabalhando simultaneamente: um ministrando aulas e outro coordenando a interação com os alunos.

Alexandre Farhan (foto), diretor e fundador da Escola LF, explicou que o primeiro curso desse tipo terá início no dia 4 de junho, e foi totalmente reformulado para atender às novas necessidades de mercado. Inicialmente ele possuía uma carga de 150 horas e compreendia todas as disciplinas relacionadas à injeção. Porém, a recente procura por cursos mais rápidos e menos aprofundados levou a escola a desmembrá-lo nos módulos Operador Técnico em Máquinas Injetoras, Preparador Técnico em Máquinas Injetoras e Analista Técnico do Processo de Injeção. Cada um deles pode ser cursado isoladamente, dando origem a qualificações técnicas em diferentes níveis.

 

O curso de operador é voltado para profissionais que querem ingressar rapidamente no mercado de trabalho, com conhecimentos suficientes para as tarefas operacionais. Já o curso de preparador, mais abrangente, permite entender o funcionamento das máquinas injetoras e de seus recursos, assim como o comportamento das resinas em processamento, aspectos da troca de moldes e princípios de segurança. O curso de analista técnico envolve também a programação e regulagem de CLPs, análise de parâmetros de processo visando ao melhor funcionamento dos equipamentos, assim como a avaliação de defeitos em peças plásticas com o objetivo de identificar e corrigir suas causas.

 

Além do novo curso, Escola LF dispõe de uma grade extensa que inclui Custos industriais para produtos plásticos, Sistemas de câmara quente, Programação de robôs de 3 eixos, Materiais Plásticos, Injeção, Sopro e Extrusão, sendo este último personalizado de forma a abordar detalhes do processamento de filmes, tubos, chapas e granulação. A modalidade in company também está disponível.

 

Parcerias com fornecedores de equipamentos

 

Para equipar as instalações onde são realizadas as aulas práticas dos cursos, a Escola LF tem feito parcerias com fornecedores de equipamentos. A mais recente delas foi feita com a Tsong Cherng, que disponibilizou uma injetora modelo Fit, de 120 toneladas, que foi customizada para treinamentos, com proteção transparente e iluminação interna para visualização das operações (foto ao lado).

 

Já a Stäubli cedeu um sistema de troca rápida de moldes simplificado, que opera por baioneta, enquanto a Berg Steel ofereceu uma talha elétrica cuja operação também será tema de um curso.

 

Da Pulse Tecnologia foi recebido um medidor de energia que será conectado à máquina injetora da Tsong para demonstração dos resultados que se pode obter em termos de eficiência energética com a boa regulagem do equipamento. Dados de controle da máquina poderão ser vistos nas telas do laboratório de informática da escola, onde também estão instalados simuladores de máquinas da Engel e de robôs da Sepro e da Star Seiki.

 

Alexandre explicou que o uso correto de perfis de dosagem, faixas de temperatura, fases de preenchimento e de recalque das peças moldadas pode ser determinante na obtenção do melhor desempenho energético das injetoras, e essas noções são transmitidas aos alunos.

 

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Mais informações podem ser obtidas no site https://escolalf.com.br

 

 

Imagem: Detalhe da injetora da Tsong Cherng, em operação na Escola LF

 

 

Leia também:

 

Cursos sobre produção de plásticos na Fatec Mauá

 

Curso híbrido terá embalagens plásticas como tema



Mais Notícias MM



ERT Bioplásticos tem novo conselho administrativo

À equipe da greentech ERT Bioplásticos foram integrados executivos que atuaram em empresas como Braskem e Rico Investimentos.

18/06/2024


Recicladora premiada

A catarinense Alcaplas foi reconhecida com premiação do LAQI, como modelo ESG.

21/05/2024


Nova direção na Chem-Trend

Empresa anunciou que John Lundin passou a ocupar o cargo de presidente e CEO.

09/04/2024