Adalberto Rezende, da redação.


 

Instalar novos equipamentos de usinagem em sua fábrica é a meta da Chico Tornearia (Caxias do Sul, RS). A empresa está investindo na automatização de processos que venham a auxiliar as suas operações de usinagem e por isso também está planejando adquirir robôs industriais.


A companhia inaugurou recentemente um novo espaço em sua planta fabril e assim passou a contar com quase 7 mil metros quadrados – frente aos anteriores 1.500 metros quadrados –, conforme explicou Enderson Luís Leite, fundador e diretor da Chico Tornearia. Em entrevista concedida à Máquinas e Metais, Enderson disse que o aumento da fábrica, que está em uma área de 27 mil metros quadrados, contou com investimento de mais de R$ 15 milhões.

 

Os planos do executivo incluem a compra de, por exemplo, centros de usinagem horizontal e tornos CNC, que passarão a integrar as linhas de produção da companhia composta atualmente por equipamentos desse tipo. Além disso, a empresa conta com laboratório de metrologia de 25 metros quadrados, o qual passará a ter 80 metros quadrados.
 

Novo espaço da Chico Tornearia. Imagem: Wagner Silva.

 

Sobre a automatização de processos que, segundo Enderson, já está em curso na fábrica, ele comentou: “Estamos concluindo as mudanças das primeiras etapas do nosso projeto e a meta é que até 2025 já tenhamos nossos robôs instalados e operando. Pretendemos, inicialmente, adquirir três robôs, que poderão ser usados para a execução de operações paralelas à usinagem”.


              Enderson Luís Leite. Imagem: Wagner Silva.

 

A equipe da Chico Tornearia está recebendo treinamento para a operação dos robôs industriais, assim como sobre processos industriais que fazem parte da rotina do sertor metal mecânico. De acordo com Enderson, as linhas de produção estão sendo preparadas para receber os futuros autômatos.

 

O entrevistado concluiu dizendo que o investimento na atualização da fábrica é parte de um trabalho que tem como objetivo atender à demanda por peças usinadas para implementos agrícolas e caminhões e ônibus, assim como para guindastes e máquinas para construção civil, hidráulica e para o setor moveleiro, entre outros.

 

A Chico Tornearia pode ser contatada pelo telefone (54) 3212-8200.

________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________

 

Leia também:

 

TopSolid aposta em sistemas modulares para promover o conceito de fábrica conectada

 

IA no chão de fábrica será o foco de consultoria especializada

 

#ChicoTornearia #MáquinaseMetais #Investimento



Mais Notícias MM



Index inaugura centro tecnológico em Sorocaba

A Index iniciou atividades em seu centro tecnológico situado no interior de SP e desenvolveu um sistema automatizado que opera em conjunto com tornos universais que fazem parte do seu portfólio. O novo espaço também está disponível para instituições de pesquisa e ensino.

12/11/2024


Aumento de serviços de manutenção industrial é meta da Wurth

A empresa pretende aumentar o seu portfólio de produtos e serviços de manutenção de máquinas, que são indicados para o setor de usinagem.

30/08/2024


SENAI oferece consultoria sobre controle da qualidade no setor metalmecânico

Os serviços prestados pelo Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica englobam o planejamento de padrões de qualidade e o acompanhamento dos resultados obtidos, visando ao estabelecimento de melhoria contínua de processos fabris como a usinagem.

19/08/2024